


A primeira semana da operação conjunta de trânsito entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Polícia Militar e agentes da Operação Segurança Presente terminou com 15 condutores flagrados sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e 14 motocicletas removidas das ruas por irregularidades. A ação integra a campanha “Escolha viver, respeite as leis de trânsito”, da prefeitura de Volta Redonda, que visa coibir ilegalidades e diminuir o número de acidentes com motos na cidade.
As equipes atuaram em pontos estratégicos de toda a cidade, realizando 356 abordagens em circulação – ação diferente da blitz, que fiscaliza com desvio ou bloqueio na via. De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, as operações seguirão pelos próximos dias e a intenção é reforçar o respeito às leis de trânsito, garantindo mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres.
“Muitas pessoas acham que saber dirigir é colocar um veículo em movimento, não é só isso, mas, principalmente, conhecer e respeitar as regras de trânsito, valorizando a sua vida e a do outro. Um inabilitado, por exemplo, não sabe o que é um triângulo invertido. Desconhecendo a sinalização, se coloca em um grande risco e também outras pessoas, podendo morrer ou causar a morte de terceiros”, disse.
Um levantamento recente do Hospital São João Batista (HSJB) revelou um dado preocupante: de janeiro a setembro deste ano, 865 acidentes com motos foram registrados em Volta Redonda, contra 713 no mesmo período de 2024. O HSJB é referência em traumatologia e o principal destino de motociclistas acidentados na região. Equipes de resgate e unidades de saúde encaminham as vítimas para a instituição devido à sua estrutura especializada. (Foto: Divulgação)