


O sonho de Fluminense de ser campeão mundial de clubes, diante do Manchester City, desmoronou com menos de um minuto de jogo. Um gol sofrido logo que a bola rolou, aos 50 segundos, marcado por Julian Álvarez, jogou por terra a tentativa do Tricolor de fazer um jogo equilibrado e terminou sendo goleado por 4 a 0 pelo City. O segundo gol do time inglês saiu também no primeiro tempo, feito por Nino, contra. A goleada veio no segundo tempo, com gols de Foden e, novamente, Julian Álvarez.
Em sua primeira tentativa de saída de bola, Marcelo errou o passe e deu de presente para Aké, que mandou forte da entrada da área. A bola bateu na trave e, na sobra, Julián Álvarez escorou de peito para o gol.
A equipe de Fernando Diniz até que reagiu bem após o impacto do gol-relâmpago. Chegou a conseguir um pênalti, quando Cano foi derrubado pelo goleiro adversário, mas o artilheiro tricolor estava impedido e a jogada foi anulada.
Aí veio o segundo gol da equipe de Pepe Guardiola. Rodri deu um ótimo passe para Foden e este, ao tentar cruzar, teve sorte que a bola desviou em Nino e foi para o fundo da rede.
No segundo tempo, com a vantagem, o City foi administrando o jogo. Teve chance de ampliar aos 7 minutos, em cobrança de falta, mas o goleiro Fábio fez ótima defesa na conclusão de Foden.
Tentando dar novo folegado ao time, Fernando Diniz fez mais mudanças – uma já tinha sido a entrada de John Kennedy no lugar de Keno -, mas a equipe não conseguiu se encontrar, enfrentando muitas dificuldades de sair jogando.
O City foi se tornando absoluto na partida, até que o golpe de misericórdia foi aplicado aos 26: com falta a favor do time inglês, Samuel Xavier tentou tocar de cabeça, mas errou. A bola sobrou para Kovavic, que passou a Julián Álvarez. O passe saiu certeiro para Foden, no meio da área, escorar de primeiro, fazendo 3 a 0.
Já aos 42, o City fechou a goleada com outro gol de Julián Álvarez. Matheus Nunes achou o atacante argentino na área. Ele se livrou de André e mandou rasteiro para o fundo da rede.
Com a derrota já configurada, o Fluminense só conseguiu levar perigo ao gol adversário aos 35, quando John Kennedy, em jogada individual, se livrou de dois marcadores e chutou forte para o goleiro Ederson mandar a escanteio.
O jogo encerrou a temporada de 2023 do Fluminense, que este ano conquistou o título inédito da Libertadores. Em janeiro, a equipe estreia em Volta Redonda, diante do Voltaço, no Raulino de Oliveira, pelo Campeonato Carioca, quando deve usar uma equipe alternativa. (Imagem: Reprodução / TV Globo)