



O zagueiro PV, do Nacional de Campo Mourão, agrediu com um soco o volante Diego, do Batel, durante um confronto entre as duas equipes, na tarde de sábado (4), pela Taça FPF (Federação Paranaense de Futebol). PV (iniciais de Paulo Vitor), que é de Volta Redonda e tem 27 anos, alega que reagiu a supostos xingamentos racistas do adversário. Ele acabou sendo expulso da partida, disputada em Guarapuava.
Após a confusão, que paralisou o jogo por 17 minutos, o árbitro Diego Ruan Pacondes da Silva acionou o protocolo antirracismo, em que cruza os braços em forma de “X”. Vídeos que circulam nas redes sociais da transmissão da partida mostram o momento dos desentendimentos, aos 41 minutos do segundo tempo.
A FPF divulgou uma nota confirmando a denúncia de injúria racial e a agressão, complementando que repudia o ocorrido. Conforme a federação paranaense, os atos do jogo deste sábado serão encaminhados e julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná.
“A FPF mantém campanhas permanentes antirracismo nos estádios (com placas, cartazes e faixas), no site e redes sociais e lançou em 2005 um vídeo explicativo sobre o protocolo da FIFA contra o racismo. Também reiteramos nosso posicionamento contra a violência no futebol, dentro e fora dos gramados”, ressaltou.
O time defendido por PV, cuja família reside no Monte Castelo, também emitiu nota a respeito do episódio, saindo em defesa de seu atleta: “O Nacional Atlético Clube, repudia o ato de racismo cometido contra o jogador PV, na partida realizada na data de hoje (04/10/2025), contra a equipe do Batel, no Estádio Waldomiro Gelinski, na cidade de Guarapuava/PR, e informa que serão tomadas as medidas judiciais cabíveis para defesa dos direitos do atleta profissional de futebol.
O jogador camisa 8 da equipe adversária, por nome Diego, aos 40 minutos e 57 segundos do segundo tempo da partida, claramente chama nosso atleta de “macaco”, conforme imagens da transmissão oficial da FPF.
Não podemos tolerar nenhuma forma de racismo, seja dentro ou fora dos gramados, cabendo aos infratores a aplicação da lei”.
Sem chances – A partida terminou em 1 a 0 para o Batel, que confirmou classificação e ainda eliminou o Nacional, que já não tem chances de avançar, mesmo com mais uma rodada a ser disputada. A Taça FPF vale vaga na Copa do Brasil 2026 e reúne 10 times, entre eles Athletico e Coritiba, que estão disputando com elencos alternativos. (Imagem: Reprodução / You Tube /FPF)