




A prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, participou nesta terça-feira (7) da 4ª Reunião Intermunicipal de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual do Estado do Rio de Janeiro, parte da programação do RioMarket – Festival do Rio, realizado na capital fluminense. Durante o evento, ela e o presidente da RioFilme, Leonardo Edde, assinaram o termo de cooperação para a criação da Film Commission de Barra do Piraí. O evento teve a presença do deputado estadual Munir Neto.
Reconhecida como Cidade do Audiovisual, título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2023, a vocação de Barra do Piraí para o setor despontou em 2009 e, desde então, mais de 40 produções já foram gravadas em seu território.
A Film Commission, segundo a prefeitura, vai colaborar para o desenvolvimento econômico e ampliar a visibilidade da cidade, atraindo novas produções. “Entendo que esse é um setor importantíssimo para o desenvolvimento da cidade. Nossa vocação é antiga. Demonstramos um enorme potencial orgânico, com as belezas naturais, equipamentos históricos, população acolhedora e mão de obra qualificada. Essa parceria com a RioFilme nos impulsiona a trabalhar ainda mais, buscando meios de incluir e capacitar a nossa juventude. Tenho certeza de que vamos crescer e conquistar o mercado, fazendo com que todos conheçam Barra do Piraí, Cidade do Audiovisual”, afirmou Kátia.
De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2024 mais de 125 milhões de pessoas foram aos cinemas em todo o Brasil, número quase 10% maior que o registrado em 2023. A renda total também apresentou aumento em comparação ao ano anterior: o faturamento foi 6,2% superior, alcançando R$ 2,49 bilhões.
Os secretários de Turismo, Tadeu Oliveira, e de Cultura e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, também participaram do encontro. Tadeu destacou a importância da retomada das atividades do setor após uma pausa de oito anos.
“Esta assinatura marca a retomada do audiovisual em Barra do Piraí. Queremos reabrir a Escola de Audiovisual e incentivar estudantes e todos os interessados a fazer parte desse processo. As produções vão atrair diretores, cineastas, artistas e muitos profissionais envolvidos no setor, o que é muito positivo para a nossa economia. Vamos ter mais visibilidade e Barra do Piraí vai gerar ainda mais emprego e renda. As pessoas vão querer conhecer nossa cidade, visitar as locações e pontos turísticos, ajudando a mostrar tudo o que temos de melhor”, disse Tadeu.
“Temos diversos projetos acontecendo que agora poderão ganhar ainda mais força, como o Cine Clube Estação, realizado todas as quintas-feiras no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel. Com essa cooperação, será possível investir em formação técnica e capacitar profissionais barrenses para atuarem nas produções que forem gravadas aqui”, disse Gabriel Barbosa.
Cinema Estudantil – Alunos das redes pública e privada de Barra do Piraí estão se preparando para participar da 10ª edição do Festival de Cinema Estudantil, cuja premiação acontecerá no dia 26 deste mês. Entre os dias 20 e 26, os estudantes poderão assistir, no cinema, aos filmes produzidos por eles e inscritos no festival. (Foto: Divulgação / Vitor Martins Haluch)