



A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou na noite deste domingo (12) que está investigando um novo caso suspeito de intoxicação por metanol no município.
O paciente, de 37 anos, foi atendido na rede pública de saúde no dia 10 de outubro de 2025, apresentando sintomas como cefaleia e náusea, iniciados no dia 6 de outubro. Segundo informações coletadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica, o consumo da bebida – whisky – teria ocorrido em um depósito de bebidas já identificado e orientado a não proceder com as vendas até a fiscalização.
Diferentemente do primeiro caso notificado, o paciente colaborou com a investigação, permitindo a coleta de amostras para análise laboratorial e informando o local de consumo. O material foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio de Janeiro (Lacen-RJ), que enviará as amostras ao laboratório de referência da Unicamp, em São Paulo.
O paciente encontra-se estável e em cuidados domiciliares. O local informado será vistoriado pela Vigilância Sanitária, que determinou a suspensão da venda de bebidas alcoólicas até a conclusão da análise.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-RJ) foi notificado sobre o caso, que segue em investigação conjunta entre o município e o Estado. No entanto, determinou a notificação de todas as autoridades competentes e o alerta.
Atenção, o atendimento foi feito no Hospital do Retiro e a alta foi permitida após o paciente ter apresentado melhora.