


O empresário Antônio da Costa Cardoso, de 85 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (17), em Volta Redonda. Ele estava internado em um hospital particular do bairro Jardim Belvedere, desde a última quarta-feira (15). Cardoso lutava contra um câncer. O corpo do empresário deverá ser velado na Câmara Municipal de Volta Redonda. O sepultamento será realizado neste sábado (18), no Portal da Saudade, em horário ainda a ser definido. Além da esposa Adalgisa, o empresário deixa os filhos Luiz Fernando, Júlio César e Antônio Carlos, que é padre e atua em Petrópolis, além de cinco netos.
O falecimento foi confirmado inicialmente pelo presidente da Câmara de Volta Redonda, Edson Quinto, do PL, partido presidido por Cardoso. O empresário passaria esta semana, por motivos de saúde, a presidência do partido do vereador – a mudança chegou a ser comunicada ao TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), mas o ato, que chegou a ser programado exatamente para a última quarta-feira (15), acabou sendo suspenso devido à hospitalização do empresário.
Trajetória – Natural de Caratinga (MG), Cardoso construiu uma bem-sucedida trajetória em Volta Redonda, onde chegou aos 21 anos sonhando em cursar Engenharia para trabalhar na Companhia Siderúrgica Nacional. Para pagar os estudos, foi trabalhar no comércio, em uma loja de tecidos, onde acabou se destacando e teve a oportunidade de abrir sua primeira loja em Angra dos Reis, com o nome Unibrás. A segunda, em Volta Redonda, foi aberta no final da década de 1960.
Presidiu a CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda. Foi na gestão dele que a instituição comprou o terreno na Rua Simão da Cunha Gago, no Aterrado, onde hoje é a sua sede. Cardoso também foi diretor e presidente da Associação Comercial de Volta Redonda e ajudou a fundar o Sicomécio-VR (Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda), se tornando o primeirio presidente da instituição, cargo que exerceu por quase 20 anos.
Antônio Cardoso também foi presidente da Fecomércio-RJ, atuando ainda no Sesc e Senac, ligado à federação, e também acumulando cargos no Sebrae. “Também atuou em projetos sociais. Entrou para o Rotary em 1977 e se tornou presidente do Rotary Volta Redonda.
Ele também chegou, no final da década de 1980, a ser sócio de uma emissora de rádio (extinta Stereo Sul) com o médico Leonardo Mollica. Na política, sempre militou no PL, sendo sempre muito próximo do atual prefeito Antônio Francisco Neto. (Foto: Divulgação)