


A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está oferecendo bolsas de estudo na Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), instituição de ensino do Grupo CSN, para dependentes funcionários das unidades de Volta Redonda e Porto Real. Os descontos são de 90% para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com mensalidade reduzida para R$ 127,90. Para o Ensino Médio, o benefício é destinado aos ingressantes da 1ª série, com bolsas de até 90%, de acordo com a faixa salarial do empregado.
Neste ano, serão oferecidas 77 bolsas para o Ensino Fundamental II, com início das aulas previsto para fevereiro de 2026. As inscrições seguem até 5 de novembro e devem ser realizadas diretamente com o RH das duas fábricas.
Para 2026, a ETPC traz novidades em sua grade curricular, como a implantação do Programa Bilíngue, que amplia a carga horária de ensino da língua inglesa para o Ensino Fundamental II. “Para o próximo ano, teremos o Programa Bilíngue em inglês, reforçando a comunicação e a interconexão cultural e internacional nas etapas de formação dos jovens”, destaca Joaquim Lopes, diretor da ETPC. Segundo a CSN. 40% dos gerentes da Usina Presidente Vargas são ex-alunos da ETPC.
Além das bolsas exclusivas para dependentes de empregados, a ETPC também oferece oportunidades ao público geral, com descontos de 50% e 100% para o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Médio com Técnico. As inscrições para o público externo podem ser feitas até 3 de novembro, pelo site da ETPC. A prova para todos os inscritos nos dois processos ocorre no dia 8 de novembro, das 9h às 12h, na ETPC (Rua 62, bairro Sessenta, em Volta Redonda). (Foto: Divulgação)