


A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) está realizando operações de combate ao transporte irregular de crianças em motocicletas em Volta Redonda. A ação da Guarda Municipal ocorre após uma série de denúncias – muitas acompanhadas de imagens – terem sido encaminhadas à Semop.
Os flagrantes mostram crianças pequenas sendo transportadas de forma irregular, especialmente nos horários de entrada e saída das escolas. Em alguns casos, os menores são vistos na frente, sobre o tanque de combustível; em outros, na garupa sem a idade mínima permitida por lei, e até mesmo sem o uso do capacete.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o transporte de crianças menores de 10 anos em motocicletas. Além da idade, é necessário que o passageiro tenha condições físicas e psicológicas para se segurar com firmeza e manter os pés nos apoios da moto. O uso de capacete adequado, com viseira ou óculos de proteção, e roupas que minimizem o risco de lesões é obrigatório.
O descumprimento da norma é considerado infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e suspensão do direito de dirigir.
“Todos os flagrados foram identificados e serão devidamente responsabilizados. Pais e responsáveis, entendam: o maior patrimônio que vocês têm são seus filhos e o nosso trabalho é preservar vidas”, afirmou o secretário de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa a respeito da fiscalização. (Foto: Divulgação / Semop)