


Um lugar especial em Volta Redonda que une carinho, respeito e amor em um último adeus – com direito a cerimônia, capela e memória -, vem transformando a maneira como os tutores despedem dos melhores amigos de quatro patas na região. Localizado na Rua 41-C, no bairro Vila Santa Cecília, o Pets Garden Sul Fluminense é um local totalmente único e específico, criado para provar que o vínculo entre tutor e animal vai muito além da vida, celebrando um amor que permanece mesmo após a partida. Quem fala com propriedade do espaço – que completa 1 ano de funcionamento neste mês de outubro – é o representante do Pets Garden na região, Ramiro Oliveira Santos de Azevedo, de 45 anos. Em entrevista ao Informa Cidade, Ramiro, que atua no ramo pet há mais de 20 anos, destaca o ambiente como um espaço totalmente acolhedor ao tutor enlutado. Além de Volta Redonda, moradores de Resende, Piraí, Barra do Piraí, Valença, Pinheiral e Arrozal, entre outras cidades, procuram pelo serviço.
“No Pets Garden o dono tem a oportunidade de ter os últimos momentos de despedida com o animal de estimação. Ele encontra um espaço acolhedor, com respeito e segurança, promovendo um verdadeiro encerramento de ciclo, sem se arrepender ou lamentar que deixou de fazer uma cerimônia digna de despedida para o pet”, ressaltou Ramiro, que acrescentou: “Não é normal a pessoa fazer um velório para a família, com seres humanos? Então porque não fazer com os animais de estimação, que se tornaram membros da família? A despedida fica na memória da pessoa, se tornando uma eterna lembrança”, disse.
De acordo com Ramiro, a cerimônia de despedida possui uma hora de duração. “O tutor pode trazer todos os familiares e todo o espaço é preparado para que o dono fique bem confortável e acolhido, com a presença de flores e até música ambiente. Os donos podem levar objetos como brinquedos, cartinhas e até outros pets durante o velório. Algumas pessoas, inclusive, optam para cremar pertences como cordões e até roupinhas, junto com o animal falecido. É totalmente liberado”, disse. De acordo com Ramiro, o horário para velar os bichinhos fica totalmente a critério do tutor. “É uma cerimônia aconchegante e os donos se sentem aliviados. Uma mistura de sentimentos, até porque, a dor do luto não é uma dor que passa do dia para o outro. É uma dor que precisa ser respeitada”, pontuou.

Depois da despedida, o animal é levado para o crematório em Queimados, Região Metropolitana do Rio. Esse processo de deslocamento, segundo Ramiro, em algumas situações, não é do dia para noite. “Temos um freezer no Pets Garden, no qual o corpinho fica sob refrigeração. Às vezes o bichinho faleceu de noite, ou muito tarde, então deixamos em refrigeração para no dia seguinte levarmos para crematório de Queimados. Alguns tutores gostam de acompanhar o processo de cremação do pet e é permitido. Eles já saem do crematório com as cinzas”, enfatizou. Caso o tutor opte por não acompanhar o processo de cremação, o Pets Garden dá o prazo de 15 dias para o retorno da cinzas do animal falecido em uma urna. Além da cremação, o local em Queimados oferece a opção de sepultamento, em um terreno amplo, que também acontece de imediato, horas após o falecimento do pet.
Lidando com as despedidas – Apesar da experiência diária, Ramiro diz que lidar com despedidas é sempre um desafio. “Tenho uma sensibilidade grande e um vínculo muito forte com os animais. Atualmente tenho 13 cachorros e um gato. A minha vida toda tive animais. Sei o que é a dor da perda e sei o que é viver no luto da perda de um animal e eu me sinto junto dos meus clientes durante esse momento. É algo que realmente mexe porque eu sei o quanto é difícil o falecimento de um animal de estimação. Já tive animal que morreu no meu colo. Portanto, tenho a impressão de que estou contribuindo para a sociedade para algo importante. A população de pets vem crescendo e cada vez mais as pessoas estão tendo eles como membros da família. É, sem dúvida, um trabalho gratificante, esse papel de tratar as feridas emocionais das pessoas e dar um destino digno e ecologicamente correto à quem um dia nos proporcionou tanta felicidade e amor”, destacou.
Serviços específicos da Pets Garden – Além do serviço de cremação (coletiva ou individual) e sepultamento, a Pets Garden oferece a oportunidade do tutor em adquirir as “joias afetivas”, que são objetos, como colares ou pulseiras, que são feitos com pelos ou cinzas dos pets. “Algumas dessas joias dá para fazer com animal ainda em vida. São lembranças”, disse Ramiro. Também há modelos de urnas onde voltam as cinzas do pet. Uma delas, no formato biodegradável, onde o tutor pode colocar as cinzas na terra, juntas com sementes de ipê para o tutor plantar. “O ipê simboliza o renascimento de um novo ciclo, como se o animal estivesse ali na árvore”, informou Ramiro. Para procurar os serviços da Pets Garden Sul Fluminense, o tutor deve entrar em contato com o telefone (24) 981546742, tanto por ligação, quanto por WhatsApp.
