


O ano letivo de 2026 das escolas da rede municipal de Barra do Piraí já tem uma novidade. A prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, anunciou oficialmente o novo modelo de uniforme escolar. De maneira inédita, a prefeitura iniciou uma votação popular nas redes sociais entre três modelos diferentes.
A opção vencedora vai ser adotada, mas ainda assim com uma modificação: as secretarias de Comunicação Social e Educação verificaram que, nos comentários da publicação, muitas mães fizeram apontamentos negativos ao fato de parte das roupas serem da cor branca, o que faz com que as peças sujem com mais facilidade e, consequentemente, necessitem de limpeza com mais frequência. Por isso, a parte branca do uniforme foi alterada, sendo então oficializado o novo kit com as cores azul e verde.
Segundo Thaina Lopes, “é a primeira vez na vida que vejo a prefeitura ouvindo realmente as pessoas. Parabéns à prefeita Katia Miki e ao vice-prefeito Cristiano Almeida”, escreveu.
“Não poderíamos deixar de levar em consideração a opinião de quem mais importa: as mães dos nossos alunos. Analisamos cada sugestão e adaptamos conforme nosso modelo original. Ao anunciarmos o uniforme oficial, já com as alterações, logo tivemos uma grande aprovação nos comentários. Ficamos muito felizes com a ótima resposta de todos. Agora, daremos início ao processo de compra e produção para que, no próximo ano, todos os alunos da rede municipal estejam de uniforme novo”, disse a prefeita Katia Miki.
Para a secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, essa é a concretização de um compromisso assumido pela prefeitura neste ano, e isso reflete a seriedade do trabalho desenvolvido pela pasta. “Assumimos um compromisso com nossos alunos e suas famílias neste ano e, agora, estamos cumprindo. Um uniforme de qualidade e bonito. Estamos trabalhando de maneira séria para transformar a educação de Barra do Piraí; as promessas estão sendo cumpridas e os resultados já podem ser sentidos. Cada profissional de nossa secretaria busca incansavelmente o pleno desenvolvimento dos alunos, e isso envolve todos os âmbitos do processo educacional”. (Foto: Divulgação)