



Um helicóptero da Superintendência de Operações Aéreas da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ) realizou, nesta segunda-feira (3) um pouso emergencial na Serra das Araras, em Piraí. A finalidade foi resgatar uma equipe médica que estava presa no trânsito devido às obras de duplicação da Via Dutra.
Os profissionais transportavam dois rins e um fígado captados em Macaé, no Norte Fluminense, com destino a Volta Redonda. O congestionamento colocou em risco o tempo de isquemia dos órgãos — o período crítico entre a retirada do doador e o transplante — e atrasou o trajeto em cerca de três horas.
Diante da urgência, a SES-RJ acionou a aeronave para realizar o resgate imediato. O helicóptero pousou na Serra das Araras e completou o deslocamento até o heliponto do Hospital Unimed, na Rodovia dos Metalúrgicos, em apenas 12 minutos, permitindo que o transplante ocorresse dentro do tempo ideal.
“A aeronave agiu rapidamente para viabilizar o transplante que ocorreria em Volta Redonda. Levamos cerca de 12 minutos da Serra das Araras até o hospital para chegar com a equipe após o embarque, possibilitando um melhor aproveitamento dos órgãos para transplante”, explicou o coronel Rodrigo Medina, comandante da aeronave.
De acordo com a SES-RJ, apenas em 2025, a Superintendência de Operações Aéreas já transportou mais de 170 órgãos, reforçando a importância da integração entre o sistema aéreo de saúde e as equipes hospitalares. Com informações do portal Agenda do Poder. (Foto: Reprodução)