



O Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel recebeu, neste fim de semana, mais uma etapa do Festival de Cinema Italiano, que transformou o espaço em um ponto de encontro para quem aprecia arte, história e a força do audiovisual. Com entrada gratuita, o público conferiu três dias de exibição: na sexta-feira, o filme Diamanti abriu a programação; no sábado, foi exibido Le Assaggiatrice (As Provadoras de Hitler); e no domingo, o público assistiu L’Abbaglio (A Ilusão) e Hey Joe.
O festival é uma realização da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo e da Embaixada da Itália no Brasil, em parceria com o Polo Audiovisual e a Prefeitura Municipal, fortalecendo a conexão entre Barra do Piraí e a cultura italiana.
Para Roberto Monzo, Diretor Executivo do Polo Audiovisual de Barra do Piraí, a iniciativa reafirma o protagonismo da cidade no cenário cultural.
“Barra do Piraí ocupa hoje uma posição de destaque no audiovisual brasileiro, tendo atraído quase 40 produções desde a criação do Polo Audiovisual, em 2009. Esse festival estreita ainda mais nossa relação com a Itália, já que, desde 2015, somos a delegação brasileira no Giffoni Film Festival, o maior festival de cinema para jovens do mundo”, destacou.
O público também aprovou a seleção de filmes. Flávia Airtani, que assistiu ao longa Le Assaggiatrice no sábado, comentou a experiência. “Este sábado foi um dia para prestigiar a arte audiovisual italiana em Barra do Piraí. O filme que assisti é gostoso e me deixou pensativa,” afirmou Flávia.
A programação continua no próximo sábado (29). As sessões começam com Gioia Mia (Verão na Sicília), às 16h, seguido de Le Città di Pianura (A Última Rodada), às 18h. A entrada é gratuita e aberta para toda a população.