




Prestes a concluir seu segundo período na presidência da Câmara Municipal de Volta Redonda, o vereador Edson Quinto (PL), recebeu a imprensa na tarde desta quinta-feira (18) para fazer um balanço do ano de 2025. Em seu sétimo mandato, foi o segundo ano consecutivo em que ele conduziu a Casa. Na legislatura anterior, ele também foi presidente, em 2024. A partir de 1º de janeiro quem assume a presidência é Neném (PP).
Édson exaltou, e com razão, o trabalho realizado pela Câmara neste ano. Lembrou a capacitação de servidores promovida por meio do Interlegis (programa do Senado Federal), a preservação da memória da Casa, a modernização da Câmara com a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), em parceria com a prefeitura, aquisição de novos computadores e notebooks para os gabinetes dos parlamentares e todas as divisões da Casa, tratativas para a implantação da TV Câmara (os equipamentos serão fornecidos pela estatal EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, do governo federal) e o concurso público que será realizada neste domingo (21) para a contratação de 10 agentes legislativos e um contábil.
“Com o SEI, só neste semestre deixamos de imprimir 100 mil folhas”, afirmou o parlamentar, destacando ainda que o concurso público, com quase cinco mil inscritos, vai suprir a falta de servidores.
Quinto deu especial atenção, na entrevista coletiva, ao novo Regimento Interno, cujo esboço já está em análise pelos 21 parlamentares. “O atual está defasado, com muitos pontos em desacordo com a legislação estadual e federal”, comentou.
Outro ponto abordado foi a instalação de um gerador para a Câmara. Depois de criticar a Light pela recorrentes quedas de energia elétrica no Aterrado, onde a Câmara está situada, o presidente disse que já foi contratada por licitação uma empresa para revisar as instalações elétrica do prédio e que já há um acordo com o Saae-VR para a aquisição do gerador.
Por fim, Quinto também ressaltou a atuação da Câmara para evitar que o salário dos médicos fosse reduzido, conforme a prefeitura chegou a anunciar, abrindo mão de R$ 5,5 milhões que deveria receber no fim deste ano para que o governo municipal, com outras medidas, mantivesse o vencimento de R$ 20 mil.
“Fiquei ansioso para resolver [esta questão]”, afirmou o vereador ao lembrar que, ao tratarem do assunto com o prefeito Antonio Francisco Neto em busca de uma solução, este deu um prazo de 20 dias para que fosse apresentada uma alternativa. “Minha relação com o prefeito é muito boa”, frisou.
PL – Edson Quinto assumiu recentemente a presidência da comissão provisória do Partido Liberal em Volta Redonda. Ele elogiou o presidente anterior, empresário Antônio Cardoso, que morreu pouco antes de sua posse, era seu amigo particular e passou a dar nome à sede da legenda na cidade, instalada no Edifício Yabrudi, no Aterrado.
“Vamos reestrutura o partido”, disse o parlamentar, adiantando que, como o nome de Flávio Bolsonaro foi anunciado como o pré-candidato à presidência da República será este o nome que terá o seu apoio. Mas que não esperem de Edson Quinto o radicalismo que se vê em nível nacional do PL, como ele deixou claro na coletiva. Edson está na legenda há 30 anos, desde que foi fundada por Álvaro Valle, em 1985.
Homenagem – Logo após a conversa com jornalistas, Edson Quinto participou da inauguração de um refeitório criado para funcionários da Câmara, ao lado do estacionamento. O local ganhou o nome de Valdair Soares de Oliveira, servidora que entrou na Casa como escrevente legislativa e chegou ao cargo de diretora-geral. Ela se aposentou em 2012 e faleceu no final do mês passado, aos 83 anos.

A família foi representada pelas irmãs de Valdeir. O refeitório conta com mesa e equipamentos, como micro-ondas para serem usados pelos funcionários. (Fotos: FOCO REGIONAL)
