


Após o recente registro de uma onça-parda por meio de armadilhas fotográficas em área de mata de Barra do Piraí, a Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou nesta quarta-feira (24) orientações às pessoas sobre como agir ao se deparar com animais silvestres, garantindo a segurança delas mesmas e a preservação da fauna. Além da onça, a cidade teve também o primeiro registro fotográfico de um socoí-amarelo, ave rara que habita a Mata Atlântica.
Segundo o biólogo Thiago Luiz Guimarães, a principal orientação é não tentar interagir, capturar ou se aproximar do animal, independentemente da situação. “Se a pessoa avistar um animal silvestre, deve manter distância, não dar as costas e não sair correndo, pois o animal pode interpretar o movimento como o de uma presa. Mesmo que ele esteja ferido, a orientação é não se aproximar e não tocar”, explicou.
Em trilhas ou caminhadas em áreas naturais, a recomendação é manter a calma, evitar movimentos bruscos e não perder o animal de vista, afastando-se de forma segura e gradual. Caso um animal silvestre entre em residências ou quintais, a orientação é não tentar expulsá-lo ou capturá-lo: “Nesses casos, o morador deve isolar o local, manter distância e entrar imediatamente em contato com a Secretaria do Ambiente ou com o Corpo de Bombeiros”.
De acordo com o biólogo, mesmo se o animal estiver machucado ou debilitado, não se deve tentar prestar socorro por conta própria. O resgate deve ser realizado exclusivamente por equipes especializadas, evitando riscos à saúde humana e ao próprio bicho.
Segundo ele, os registros da onça-parda ee do socoí-amarelo, c demonstra que Barra do Piraí ainda possui ecossistemas equilibrados e áreas naturais preservadas.
“Os animais silvestres são de responsabilidade da Secretaria do Ambiente. A orientação é nunca tentar capturar o animal, pois a pessoa não tem preparo técnico e pode se machucar ou machucar o próprio animal. E a preservação da fauna é uma responsabilidade coletiva e fundamental para o futuro ambiental do município”, lembra o secretário Christopher Taranto.
Em caso de necessidade de apoio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Barra do Piraí, a população deve entrar em contato exclusivamente pelo telefone 0800 202 1999, ramal 4103, 4104 ou 4105. (Foto da onça: Reprodução / Foto do Kauã Fiorentino)
