




O local destinado às cooperativas de coleta seletiva de Volta Redonda, no bairro Voldac, em Volta Redonda, está recebendo obras de modernização. O trabalho está sendo acompanhado pelo Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda), que fiscaliza a construção e reforma de três galpões em estrutura metálica, readequação da parte elétrica e ampliação de banheiro, escritório e vestiário.
Os trabalhos estão avançados, com as estruturas metálicas dos três galpões já praticamente finalizadas, assim como a parte elétrica. As equipes estão escavando e instalando a tubulação da rede de esgoto, enquanto banheiros, escritórios e vestiários estão na fase de acabamento. Ainda faltam a instalação das calhas de captação de água da chuva, além de reparo na calçada e nos portões e a troca de parte do piso em um dos galpões.
Ao mesmo tempo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente segue investindo em outras melhorias para o serviço de coleta. Segundo o subsecretário Anderson Azevedo, já foram entregues novos equipamentos, como balança, esteira, prensa e ensacadeira, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Além dos EPIs, também ministramos treinamento de segurança para capacitar os catadores, já que muitos deles não possuíam o conhecimento necessário sobre a correta utilização dos equipamentos, principalmente porque eles trabalham com ferro, materiais pontiagudos e perfurocortantes, entre outros. Os caminhões alugados pela prefeitura também estão em uso pelas cooperativas e a administração municipal também custeou água e luz do local”, acrescentou Anderson, citando ainda a participação recente do município na Expocatadores – maior evento de Economia Circular da América Latina, realizado em São Paulo na última semana.
“Além de ajudar o meio ambiente, a coleta seletiva garante a renda de inúmeras famílias. O trabalho que os catadores fazem é fundamental para ajudar a nossa cidade, por isso estamos sempre buscando melhorias para as condições de trabalho deles, isso reflete na qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto. (Foto: Divulgação / Geraldo Gonçalves)