


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da equipe do Refúgio de Vida Silvestre Médio Paraíba do Sul (Revismep), realizou na segunda-feira (5) a soltura de uma coruja-caburé (Glaucidium brasilianum) encontrada no quintal de uma residência no bairro de Ipiabas, em Barra do Piraí. Após passar por avaliação técnica o animal foi devolvido à natureza.
O resgate ocorreu por volta das 14h30min, após a ave ser localizada na casinha de um cachorro, dentro de uma propriedade doméstica. A coruja foi submetida a uma verificação do gestor e biólogo Ricardo Wagner, que constatou tratar-se de um adulto em perfeitas condições de saúde, sem qualquer lesão ou comprometimento físico. Cinco horas após o resgate, a ave foi solta às margens do Rio Paraíba do Sul, dentro dos limites da unidade de conservação.
A caburé é uma pequena coruja comum no Brasil, conhecida por seu canto característico e por habitar uma variedade de ambientes, desde florestas até áreas urbanas arborizadas.
O Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba é uma área sob regime especial de gestão que visa proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora e da fauna residente ou migratória. A unidade de conservação cobre uma área de 11.133,26 hectares localizada entre Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios. (Imagem: Divulgação)