


O ex-vereador William de Freitas morreu no início da manhã desta quarta-feira (14), em Volta Redonda, aos 91 anos. A morte foi confirmada por parentes. Morador do bairro São Lucas, ele se sentiu mal em casa, sendo levado ao Hospital São João Batista, onde sofreu uma parada cardíaca. William foi vereador na década de 1980. Em 1982, quando era presidente da Câmara, assumiu por seis dias a prefeitura municipal – entre 22 e 28 de abril – devido ao afastamento do cargo do então prefeito Aluízio de Campos Costa. Naquela época, Volta Redonda era cidade considerada Área de Segurança Nacional, devido à Companhia Siderúrgica Nacional, e os prefeitos não eram escolhidos pela população, mas pelo presidente da República. William deixou o cargo com a indicação de Benevenuto dos Santos Neto para o Palácio 17 de Julho.
Nascido em Itabira (MG), William de Freitas era formado em administração de empresas. Em 2000, pelo PSDB, ele perdeu a disputa de prefeito para Antonio Francisco Neto, que conquistou sua primeira reeleição. Ele continuou atuando na política e, mesmo após se afastar definitivamente da vida pública, continuou em contato com as pessoas, ajudando a quem podia, ainda que com a saúde debilitada.
William de Freitas deixa a mulher, Zélia Costa de Freitas. Ele não teve filhos. O velório deverá ocorrer no Portal da Saudade, mas o horário ainda não foi definido. Segundo uma sobrinha, o ex-vereador manifestou desejo de ter o corpo cremado. (Fotos: Arquivo pessoal)
