


O 13º Encontro de Folia de São Sebastião da Paz da Califórnia movimentou Barra do Piraí no sábado (17) e reuniu oito folias da região. O evento fortalece a preservação das manifestações culturais ligadas à Folia de Reis, reunindo grupos, famílias e a comunidade.
Realizador do encontro, Cacá da Califórnia destacou a organização do evento e o respeito ao tempo de cada grupo. “Cada folia teve uma hora para se apresentar, garantindo que todas pudessem mostrar seu trabalho com tranquilidade e valorização. Já são 13 edições mantendo viva essa tradição tão importante para a nossa região”, afirmou.
Ao final de cada apresentação, as jornadas receberam certificados de participação, como forma de reconhecimento pelo trabalho cultural desenvolvido. Entre as folias participantes esteve a Folia Bosque do Apolo, do Mestre Júlio, que ressaltou o significado do encontro. “A folia é resistência cultural. Cada apresentação é uma forma de reafirmar a nossa fé, a nossa história e o compromisso de passar essa tradição adiante”, destacou.
O secretário municipal de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, enfatizou a importância do evento para o município. “Valorizar a folia é valorizar a identidade do nosso povo. Esses encontros fortalecem os grupos, estimulam a continuidade da tradição e aproximam a cultura das famílias”, afirmou.
A participação do público também foi um dos destaques do encontro. O auxiliar de serviços gerais Carlos Henrique Almeida levou o filho Lucas Almeida, de 9 anos, para acompanhar as apresentações e contou que a tradição faz parte da sua história. “Eu já fui integrante de folia quando era mais novo e faço questão de trazer meu filho para conhecer e viver isso. É uma herança cultural que não pode se perder”, disse.
A programação cultural segue em Barra do Piraí com a realização de um novo encontro na terça-feira (20) a partir das 18h, na Igreja de São Sebastião, no Morro da Caixa d’Água. (João: Divulgação / João Vitor Dias)