


Palco de grandes shows e eventos culturais, a Ilha São João vai abrigar outros três equipamentos de Volta Redonda: Hospital dos Olhos, Secretaria Municipal de Educação e o novo Clube Hípico, são obras em andamento e bastante Outros serviços já estão instalados na Ilha São João, como a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal (GMVR) e Defesa Civil. O complexo abriga ainda o Parque Aquático Municipal e o ateliê do Banco da Cidadania, onde são produzidas as fantasias do Bloco da Vida e os enfeites do Natal da Cidadania e da Toca do Coelho.
“Assim como o Estádio da Cidadania, a prefeitura de Volta Redonda mostra mais uma vez que é possível a integração de serviços nos espaços públicos”, diz o prefeito Antonio Francisco Neto, com a ressalva de que a ilha continuará recebendo shows e outros ventos do calendário cultural da cidade.
Hospital dos Olhos – A construção do Hospital dos Olhos Marino Clinger (homenagem ao ex-prefeito) está na reta final. A unidade vai oferecer uma infraestrutura completa e moderna para atender às demandas oftalmológicas da população com uma série de serviços oferecidos, entre os quais cirurgias de catarata. Totalmente climatizado, terá três consultórios, recepção, sala de espera e sala de exames.
No setor cirúrgico, contará com uma sala equipada com tecnologia de ponta e duas de espera para pacientes em preparação para procedimentos, além de vestiários separados para homens e mulheres da equipe médica, assim como outro exclusivo para pacientes.
Educação – As obras da nova sede da secretaria também estão a todo vapor. A estrutura do prédio foi projetada para atender de forma eficiente aos requisitos técnicos, administrativos e pedagógicos da rede municipal de ensino, segundo a prefeitura. Um diferencial serão os ambientes especiais, que incluem Sala Google, espaço para robótica, design thinking, educação didática, centro de mídia e estúdio de TV.
O projeto também prevê sala de reuniões, assessorias pedagógicas, vestiários masculinos e femininos, banheiros acessíveis para pessoas com deficiência, jardim de inverno, corredores amplos e halls.
Clube Hípico – Outra grande obra é o novo Clube Hípico de Volta Redonda. Com cerca de R$ 14,5 milhões em investimento, o projeto visa atender aos padrões exigidos para a realização de competições nacionais e internacionais, com estrutura de dois pavimentos seguindo todas as normas de acessibilidade. O clube terá camarote com serviço de bar e alimentação, banheiros, sala de mídia e sala para o juiz.
Serão 80 baias para os animais, sala de ferragens, consultório veterinário, sala de selas, copa, escola, banheiros e área administrativa, sendo também a nova casa da Escola Municipal de Hipismo de Volta Redonda (EMHVR). (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)