


Em celebração ao Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, o município de Barra do Piraí abraçou a tradição do período e fomentou missas e atividades culturais, com destaque para o Encontro de Folias de São Sebastião, que ocorreu no Morro da Caixa d’Água, na noite da última terça-feira, e para a participação da prefeita Katia Miki na Missa na Igreja de São Sebastião, no bairro Ponte Preta. Ambas as celebrações representaram a força dessa cultura no município. Durante sua visita à missa na Ponte Preta, a prefeita ressaltou o poder e a importância da cultura e da fé.
“Nosso país, nossa região e nossa cidade têm uma cultura muito rica, cheia de representatividade, pertencimento e religiosidade. Foi uma grande felicidade participar da Missa de São Sebastião, um momento repleto de alegria e gratidão. Na ocasião, pude fazer aquilo de que mais gosto como gestora pública, estar junto da população”, disse a prefeita.
O Evento das Folias de São Sebastião, no Morro da Caixa d’Água, reuniu a comunidade em um clima de devoção, respeito às tradições e valorização da nossa história. Com diversas apresentações, a ação foi considerada um sucesso de tradição, cultura e público. O encontro foi fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa e a Associação Cultural Casa de Reis e São Sebastião.
O presidente da associação, Almir Moraes de Souza, o Federal, destacou o objetivo e a importância da entidade, formada no final de 2025. “Estamos conseguindo avançar muito com a valorização e promoção das Folias de Reis. Nosso objetivo é estimular essa cultura e fazê-la ser ainda mais conhecida e prestigiada. Tenho certeza de que cresceremos ainda mais nos próximos anos”, ressaltou Federal.
O secretário de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, falou sobre o potencial artístico da Folia de Reis e garantiu o apoio do poder público a essa e a outras manifestações culturais. “A folia tem uma potência artística enorme, e fico muito contente com todo o trabalho desempenhado pela associação e pela secretaria para a constante valorização dessa cultura. Garanto que a prefeitura seguirá apoiando iniciativas que mantêm vivas as manifestações culturais e fortalecem os laços comunitários”, declarou Gabriel.