


A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) prendeu, na tarde da sexta-feira (30), uma quadrilha especializada em furtos, formada por quatro colombianos – um homem e três mulheres – que atuaram em estabelecimentos comerciais da cidade. Eles foram detidos no Santo Agostinho, após denúncia repassada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Com o bando, os agentes recuperaram dezenas de produtos furtados, com valor estimado em ao menos R$ 3,7 mil.
As informações passadas pela PM paulista foi de que o grupo furtava em Volta Redonda utilizando um carro com placa de Cunha (SP). As equipes da GMVR passaram a fazer buscas contando com o auxílio das câmeras de monitoramento do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).
O carro com os suspeitos foi localizado na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, em frente ao Ciep 299 (veja no vídeo abaixo). No veículo foram encontrados 26 peças de vestuário, cinco chapéus, um eletrodoméstico, materiais de limpeza, medicamentos, produtos de higiene pessoal, bens de consumo e R$ 1.304 em espécie.
Os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil, onde representantes de estabelecimentos comerciais compareceram para reconhecimento dos produtos. Gerentes de lojas de departamento e uma drogaria confirmaram que os itens pertenciam às suas respectivas filiais.
Os quatro suspeitos foram autuados por furto qualificado e presos em flagrante. O veículo utilizado foi apreendido e permanecerá acautelado na base da GMVR até contato com a empresa proprietária, uma locadora de veículos.

Estratégia da quadrilha – Segundo as autoridades policiais, a quadrilha atuava de forma organizada e coordenada, geralmente em grupos de quatro ou cinco pessoas, utilizando diferentes artifícios para burlar sistemas de segurança física e eletrônica dos estabelecimentos, além de estratégias para distrair funcionários e vigilantes.
Em algumas ações, um dos integrantes simulava uma compra ou solicitava atendimento com o objetivo de desviar a atenção dos funcionários, enquanto os demais realizavam os furtos. A execução dos crimes era rápida e planejada, justamente para evitar flagrantes e dificultar a reação dos sistemas de vigilância.
“Essa ação da Guarda Municipal, integrada à Polícia Militar de São Paulo, foi fundamental para identificarmos a quadrilha e agirmos rapidamente diante de uma situação delituosa. O caso demonstra também a eficiência do nosso sistema de monitoramento por câmeras e de todo o efetivo responsável pelos setores de inteligência e tecnologia de Volta Redonda”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Luiz Henrique Monteiro Barbosa. (Imagens: Semop)