


A Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais de Barra Mansa realizou, neste domingo (1º), o resgate de um cachorro vítima de violência na última quinta-feira (29). Segundo a pasta, o fato ocorreu na Vila Elmira, mas na ocorrência tanto da Polícia Militar – que prendeu o agressor, um açougueiro – quanto da Polícia Civil, consta que o fato aconteceu na Rua Osmarino de Oliveira Novaes, na Ponte Alta, bairro vizinho, mas em volta Redonda. O cão, que atende pelo nome de Rex e era cuidado por moradores, foi ferido na região lombar. Ele foi socorrido por uma moradora que acionou a Polícia Militar.
Na manhã deste domingo, a equipe da secretaria realizou o recolhimento de Rex, que foi encaminhado ao Centro de Recuperação Integrada, onde passará por avaliação veterinária. O cão receberá tratamento adequado, incluindo a sutura do ferimento, além de ser castrado e microchipado. Após o período de recuperação, Rex será colocado para adoção responsável.
“Maus-tratos contra animais é crime, e a participação da população é essencial para que esses casos não fiquem impunes. Denunciar é um ato de responsabilidade e de proteção à vida”, afirmou o secretário Carlos Roberto Carvalho, o Beleza.
Denúncias de maus-tratos e abandono podem ser feitas pelos telefones (24) 3029-9033 e (24) 98120-0153.
Homenagens – Na próxima terça-feira (3), a secretaria vai realizar a entrega do Mérito Animal – Protetores em Destaque, dedicada a reconhecer quem se destacou na causa animal ao longo de 2025.
O evento será realizado no Parque de Saudade, a partir das 9h30min, e reunirá protetores, representantes do poder público e convidados. A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido por quem atua diretamente na proteção, resgate e cuidado dos animais no município, segundo a secretaria. (Foto: Divulgação)