


Como era de se esperar, a Câmara Municipal de Volta Redonda ferveu nesta segunda-feira (9). A sessão foi agitada. Começou com a participação do secretário de saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, convocado para dar esclarecimentos sobre a saúde da cidade.
O assunto principal após Alfredo ser liberado, foi a prisão do vereador Paulinho do Raio-X (MDB), que foi solto após conseguir um Habeas Corpus. O vereador havia sido preso no sábado (7), após, supostamente, ter tentado receber dinheiro de propina do prefeito Samuca Silva, que comunicou uma suposta tentativa de extorsão ao Ministério Público, e foi orientado a seguir um passo a passo para adquirir provas suficientes para prender o vereador em flagrante.
O que mais incomodou a casa legislativa, foi o fato de ser jogado no ar durante o final de semana, a informação que outros dois vereadores estariam envolvidos nessa tentativa de extorsão contra o prefeito. Segundo a maioria dos parlamentares, o final de semana foi horrível, já que os eleitores queriam saber quem seriam esses vereadores ou se eram os próprios.
Conforme havia anunciado, Rodrigo Furtado (PTC), protocolou requerimento pedindo a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). O requerimento foi aprovado por unanimidade, mas dependerá ainda da votação de um projeto de resolução para que os integrantes da comissão sejam sorteados e a CPI possa começar a trabalhar. “Não será um tribunal de inquisição, mas torna-se imprescindível a apuração do caso pela Câmara”, disse Furtado.


A sessão contou com a presença de 20 dos 21 vereadores, já que Paulinho do Raio-X está, por ordem do mesmo desembargador, afastado da função.
Ainda durante a sessão, vereadores – em sua maioria de oposição ao prefeito – chegaram a questionar se realmente haveria outros dois nomes da casa envolvidos no caso que caiu como uma bomba no meio político da cidade, e se Paulinho não teria sido vítima de um plano do prefeito.
O vídeo da sessão plenária pode ser visto clicando AQUI. O assunto sobre a abertura de CPI para investigação começa após 1h25.
Foto: Fernando Pedrosa