


O fim de semana em Barra Mansa será marcado por um primeiro festival de filmes que será exibido em um cinema da cidade, com produções de cineastas amadores e profissionais locais. O Barra Mansa Festival de Filmes é uma produção da Fundação Cultura e da Cia. Calegari, que acontece neste sábado (11) e domingo (12) às 10h, em duas salas do Cine Show, no Centro.
Toda a programação é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema, somente na hora do evento. Todos os protocolos sanitários deverão ser cumpridos para a realização de atividades em locais fechados.
“Há poucos anos não havia mapeado sequer um agente do audiovisual e ainda não havia produções reconhecidas. Hoje, fomentamos uma dezena de filmes originais, produzidos aqui, com os recursos da lei de emergência cultural Aldir Blanc de 2020. Demos o pontapé inicial para desenvolver o setor mais próspero e lucrativo da economia criativa”, disse o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, sobre o evento.
O diretor Danilo Calegari, idealizador do festival, destacou a oportunidade de ocupar o cinema em sua cidade natal com uma programação exclusiva de sua companhia. “É a realização de um sonho antigo. Quando propusemos para a Fundação de Cultura a realização, fomos imediatamente recebidos com entusiasmo, e isso me fez acreditar que seria possível”.
Além de incentivar um mercado considerado incipiente, o festival também celebra o encontro dos profissionais que atuam no setor e os apaixonados pela telona.
O conselheiro municipal de Cultura pela cadeira do audiovisual, Marcello Freire, disse que faltava estímulo para o setor começar a se desenvolver na cidade. “Eu fico muito feliz quando olho para Barra Mansa e vejo que a cena do audiovisual está crescendo. Muita coisa aconteceu nesse último ano para o setor. Foram os editais de fomento à produção e, agora, o festival. Me sinto honrado em lançar um filme meu num festival de cinema na minha cidade junto a outros produtores e amigos”.
O FESTIVAL
DIA 11 – 10h
No primeiro dia serão exibidos três curtas-metragens produzidos, dirigidos, roteirizados e com a atuação dos próprios atores da Cia Calegari, sob a coordenação do ator e diretor Danilo Calegari. Todos serão avaliados por uma banca composta por um júri técnico. Serão 12 categorias premiadas.
Para composição da banca avaliadora foram convidados profissionais técnicos, dentre eles André Sodré, André Ribeiro, Rovany Araújo, Fran Aleixo, Gecilda Gioia, Cláudio Alcântara, João Paulo Cardeal, Fabrício Abudd, Fábio Soares, Luana Januário e Roberto Monzo.
CURTAS DA CIA CALEGARI
“TimeLine, o que ninguém vê” conta a história de uma blogueira adolescente, recém estourada nas redes sociais e, sem saber lidar com a fama repentina, ainda precisa aprender a encarar os assédios e haters na internet, sem contar a estranha obsessão de seu padrasto por ela.
“Em nome dele”: na comemoração dos sete anos de João, filho adotivo de Maria, existe a construção de memórias que serão levadas para a vida toda em um ciclo vicioso.
“Anna”: os jovens Renata, Fábio, Sandra, Luiz e André precisam realizar uma pesquisa sobre adoções, o que os leva a um orfanato. Após serem recebidos por uma estranha anfitriã, eles irão descobrir que alguns segredos devem permanecer no passado.
MOSTRA DE FILMES
Dia 12 – 10h
Serão exibidos alguns dos filmes produzidos com recursos da Lei Aldir Blanc em Barra Mansa. O edital contemplou uma dezena de filmes. Dentre os selecionados para essa mostra estão os filmes de Arthur Vinciprova, André Sodré, Marcello Freire, Thiago Rocha, Ranny Vidal, Renan Brandão e André Ribeiro. (Foto: Divulgação)