




A realização de um churrasco na área externa da Igreja do Senhor do Bonfim, em Angra dos Reis, na última terça-feira (4) levou a uma reunião, nesta sexta-feira (7), entre a prefeitura, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e membros da Associação de Moradores do Bonfim. Na reunião foram debatidas medidas para garantir a utilização adequada dos espaços angrenses, tanto por turistas quanto por moradores.
A realização do churrasco, registrada em um vídeo que circulou nas redes sociais, desagradou os fiéis e a igreja pelos riscos à edificação. O local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). A edificação, restaurada em 2007, é de 1780.
“A reunião foi fundamental para alinharmos as demandas e necessidades voltadas à preservação do nosso patrimônio histórico. A conservação da Igreja do Bonfim e de outros espaços depende de ações conjuntas entre poder público e comunidade. Contamos com a participação ativa da população por meio de denúncias para garantir ainda mais o respeito e a proteção desses locais”, afirmou o secretário de Cultura, Andrei Lara.
Durante a reunião, também foi destacada a importância da participação ativa da população por meio de denúncias. Em Angra, as denúncias podem ser feitas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) pelos telefones 153 ou (24) 3365-3254. Além disso, a Linha Verde do Disque Denúncia está disponível pelo número 0300 253 1177.
“A iniciativa da Prefeitura de Angra em promover essa reunião foi muito importante para que pudéssemos dialogar e buscar soluções em conjunto. O encontro nos trouxe mais tranquilidade, pois já conseguimos ver novos encaminhamentos e alinhamentos para garantir o respeito e a preservação da Igreja do Bonfim”, destacou o frei João Paulo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. (Foto: Divulgação)