Nesta quinta-feira (05), a Secretaria Municipal de Cidadania e Ordem Pública, em parceria com a Guarda Civil Municipal, realizou mais uma ação de conscientização sobre os impactos negativos que o barulho excessivo dos escapamentos adulterados de motocicletas causa em pessoas com hipersensibilidade sensorial e animais. A blitz foi proposta pelo vereador Luiz Felipe Ludi, autor da Lei Municipal Nº 3964, de 10 de abril de 2025, que proíbe a venda e comercialização de escapamentos adulterados para motocicletas e demais veículos automotores no território de Barra do Piraí.
O vereador esteve presente nesta ação e explicou o que o motivou a redigir a lei, agradecendo à prefeita e ao secretário de Cidadania e Ordem Pública por terem abraçado a ideia.
“Quando elaborei essa lei, pensei diretamente na população barrense, que tanto reclama da poluição sonora causada pelos escapamentos adulterados de motocicletas. Enquanto vereador, busco o bem comum dos habitantes dessa cidade que tanto amo. Quero deixar meus agradecimentos à prefeita Katia Miki e ao secretário de Cidadania e Ordem Pública, Rômulo Massacesi, que abraçaram essa ideia e demonstraram sua garra em resolver uma demanda que já era uma pauta dos barrenses há anos”, disse Luiz Felipe Ludi. Ludi foi acompanhado na ação pelo também vereador, Macrei Júnior. Morador do distrito, o representante da Califórnia na Casa Legislativa ressaltou que “esse é um tema que, sem dúvidas, requer a atenção dos poderes executivo e legislativo. Essa integração mostra nosso compromisso com os barrenses”.
A prática é uma infração de trânsito grave que, em certas circunstâncias, pode configurar contravenção penal ou até crime ambiental. O barulho excessivo dos escapamentos adulterados afeta diretamente a saúde de grupos com hipersensibilidade sensorial, como idosos, bebês, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), além dos animais. Entre os efeitos provocados estão crises sensoriais, episódios de ansiedade, confusão mental, desorientação e altos níveis de estresse, comprometendo o bem-estar e a qualidade de vida desses indivíduos. Esta foi a segunda blitz educativa alusiva a esse tema. No dia 22 de maio, a primeira ação foi realizada no Centro de Barra e, assim como nesta edição na Califórnia, teve uma boa resposta da população.
“Tivemos uma resposta muito boa da população nas duas ações, o que prova que estamos no caminho certo para concretizarmos uma conscientização eficiente”, apontou o secretário Romulo Massacesi. A ideia da secretaria e das forças de segurança responsáveis é, após esse primeiro momento, no qual estão sendo promovidas apenas atividades educativas, iniciar a fiscalização de maneira mais ostensiva, coibindo as infrações de trânsito com suas devidas penalidades.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, parabenizou o vereador, evidenciando que mais uma vez a prefeitura e a Câmara Municipal trabalham em conjunto em prol da população.
“Sem dúvidas, esse é um problema que afeta muito a população. Parabenizo o vereador Luiz Felipe Ludi pela excelente iniciativa articulada junto à nossa Secretaria de Cidadania e Ordem Pública. A prefeitura e a Casa Legislativa mais uma vez trabalham em conjunto em prol dos barrenses”, destacou a chefe do Executivo.