



A prefeitura de Barra do Piraí realiza, na segunda-feira (24), o START Empreendedor, um encontro dedicado a aproximar jovens, profissionais e instituições que movimentam o setor de inovação da cidade. O evento, que acontece à partir das 17h no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, tem a proposta de inspirar, capacitar e abrir caminhos para quem deseja empreender ou ampliar seus negócios.
A iniciativa inclui palestras, networking, apresentação de ideias, feira empreendedora e premiações. Segundo a prefeitura, a ideia é que a o evento se torne um espaço estratégico para troca de experiências, geração de oportunidades e apresentação de novas ideias. Sebrae, Centro de Atendimento ao Empreendedor, Jucerja e outros parceiros apoiam a programação.
“A capacitação dos jovens para o mercado é um compromisso dessa gestão. Ao longo do ano promovemos cursos gratuitos em parceria com o Senai e Senac e reforçamos a parceria com universidades para bolsas de estudo. Também sabemos da importância do desenvolvimento profissional para o empreendedorismo e a busca por inovação, e esta iniciativa vem ao encontro deste trabalho”, disse o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tadeu Oliveira.
Idealizador do evento, o consultor de inovação empresarial Luciano Quintanilha José, diretor do Instituto Mentalidade 7X, destaca a intenção de fortalecer o ambiente de inovação na cidade e estimular uma visão empreendedora entre os jovens.
“O evento nasce com o propósito de inspirar, conectar e transformar realidades por meio do conhecimento e da troca de experiências. Queremos difundir o empreendedorismo entre os jovens, promover network entre empresários, poder público e instituições, e fortalecer o ecossistema local de inovação. Também vamos realizar apresentações de pitches e valorizar iniciativas como o projeto Aprendiz do Sucesso, apoiado pela prefeitura, que forma jovens empreendedores”, explicou.
Luciano reforça ainda que haverá feira empreendedora de jovens e a participação de instituições importantes para o ambiente de negócios. Além disso, o instituto fará premiações especiais, reconhecendo destaques de 2025 nas áreas de desenvolvimento econômico e empreendedorismo. (Foto cedida pelo Foco Regional)