A Superintendência do Bem-Estar Animal de Barra do Piraí vai cadastrar os protetores de animais na cidade. O Cadastro Municipal para Protetores de Animais é, segundo a prefeitura, um registro para reconhecer as pessoas que lutam pela causa animal e facilitar o acesso delas a serviços e políticas públicas voltadas para o tema. Poderá se cadastrar como protetor qualquer pessoa maior de 18 anos, que acolha, socorra ou abrigue de forma provisória e contribua para a proteção e cuidados de animais urbanos ou silvestres de forma gratuita e voluntária.
O cadastramento será realizado entre os dias 11 de março a 11 de abril, das 9 às 16 horas, no endereço da própria superintendência, na Rua Dr. Luís Alves Pereira, 70, no bairro Química. Os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência em Barra do Piraí, duas fotos 3×4 e um breve histórico de sua atuação como protetor.
Depois, será realizada uma visita técnica para verificar as condições em que são mantidos os animais sob a proteção do requerente. Caso o cadastro seja aprovado o protetor receberá uma carteirinha com validade de um ano e que deve ser apresentada sempre que solicitado.
Os protetores cadastrados terão acesso prioritário a todos os serviços e programas geridos pelo Bem-Estar Animal de Barra do Piraí, além de benefícios como o direito ao agendamento para três castrações mensais. A superintendente do Bem-Estar Animal do município, Luciene Maria, destacou que esse registro é uma maneira de reconhecer o trabalho desenvolvido por essas pessoas e de promover o fortalecimento da causa. “Este cadastro é o reconhecimento formal dos protetores independentes e das entidades que atuam na causa animal no município. Facilitará de forma igualitária o acesso a programas públicos, como castração, campanhas de adoção, assistência veterinária entre outros. Ele contribui para a promoção das políticas públicas, abre portas para a concessão de futuros benefícios aos protetores e amplia as parcerias públicas e privadas, além de aumentar o sentimento de pertencimento a uma causa tão nobre e ainda invisível a muitos”, aponta Luciene.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, declarou o desejo do poder público de desenvolver projetos que fomentem a causa animal, prometendo que haverá outra novidade para o próximo mês, mas fazendo mistério. “Barra do Piraí tem muitos protetores dedicados a esse importante ideal. A prefeitura está determinada em estruturar e potencializar os serviços e projetos do Bem-Estar Animal. Estamos acertando os últimos detalhes de outra enorme iniciativa que será organizada no próximo mês e, em breve, divulgaremos ao público”, afirmou. (Foto: Divulgação