Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Secretaria de Saúde de Barra Mansa realiza uma importante ação de vacinação contra influenza e atividades de orientação com os estudantes. Esta semana começou com cuidado e prevenção na Escola Estadual Municipalizada Santa Rita, no bairro Santa Rita da Dutra. A iniciativa contou com a participação de uma equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade.
Segundo a enfermeira responsável pela USF, Ana Paula da Paixão Gomes, a atualização da caderneta vacinal é feita com base na análise de cada um. “A cada semana, nossa equipe vem até a escola com diversos serviços, como orientação com fisioterapeuta, nutricionista, dentista e psicólogo. Além disso, trazemos todas as vacinas disponíveis dentro do perfil de cada grupo. Nosso objetivo é garantir a cobertura vacinal completa e oferecer cuidados contínuos”, explicou.
Nesta semana, apenas professores e funcionários da escola foram imunizados, pois os estudantes só são vacinados mediante autorização dos pais ou responsáveis. “Nós comunicamos sobre a visita e aqueles alunos que trazem a autorização, são imunizados. Muitos dos estudantes desta escola já estão com a vacinação em dia, mas seguimos orientando os pais daqueles que ainda precisam completar o esquema vacinal para que levem os filhos à unidade ou autorizem a aplicação na escola”, disse.
A professora Etiene Miranda dos Prazeres elogiou a presença da equipe de saúde dentro da escola e destacou a praticidade da ação. “Ter a vacinação aqui facilita muito para todos nós. Quando a equipe vem até nós, se torna mais fácil cuidar da prevenção”, afirmou.
Além da vacinação, os alunos participaram de uma atividade educativa sobre saúde bucal. O dentista da unidade percorreu as salas de aula explicando a forma correta de escovação e a importância da higiene após cada refeição. De acordo com a enfermeira, esse tipo de orientação tem sido frequente, junto com outros temas importantes como o combate à dengue e a prevenção contra a Influenza e a Covid.
– O Programa Saúde na Escola vai muito além da vacinação. Ele é uma ferramenta essencial de promoção da saúde e prevenção de doenças. Cada escola tem sua particularidade e buscamos adaptar as ações conforme as demandas que surgem – completou Ana Paula.