


O candidato a presidência da república, Jair Bolsonaro (PSL), que foi vítima de uma facada na tarde quinta-feira em Juiz de Fora, teve lesões no intestino e passou por uma cirurgia que terminou por volta das 19h40. O estado de saúde dele é grave, porém estável. Por volta das 19h55, Bolsonaro foi levado para a UTI da Santa Casa de Juiz de Fora, onde passará a noite. Uma equipe do Hospital Sírio-libanês, de São Paulo, está a caminho da cidade mineira para avaliar uma possível transferência de Bolsonaro.
Na cirurgia, os médicos constataram que não tinha ocorrido lesão no fígado, mas que havia três lesões no intestino delgado – que já foram tratadas. A facada também atingiu a artéria mesentérica, que leva sangue para a intestino. Na cirurgia, foi feita uma ileostomia, um procedimento que conecta o intestino delgado para um bolsa fora do corpo, evitando que as fezes passem pelo intestino grosso e possam causar uma infecção no local onde os médicos mexeram.
Mesmo internado na UTI, muitas conspirações rondam a internet na noite desta quinta-feira (6), inclusive, com pessoas compartilhando um vídeo de Bolsonaro chegando bem saudável no hospital. O vídeo é verdadeiro, mas foi gravado na manhã desta quinta (6), quando Jair Bolsonaro fazia campanha em um Hospital Filantrópico da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer). Em seguida, ele foi a um hotel para um almoço com empresários locais. O registro não foi feito, portanto, após o atentado sofrido pelo presidenciável na parte da tarde.
Outro fato que tem gerado teorias da conspiração na internet, é uma suposta foto de Bolsonaro na cirurgia sendo manuseado por médicos sem luvas. Confira a imagem abaixo:

Acontece que quem está sem luvas, está colocando eletrodos no corpo do candidato, procedimento normal, já que eletrodos se colocam sem luvas por causa da cola.
Ausência de sangue
O diretor da Associação Médica Brasileira José Luiz Bonamigo afirmou que a ausência de sangue na roupa de Jair Bolsonaro assim que o candidato à Presidência foi esfaqueado nesta quinta-feira (6) não é incomum por conta da região em que o deputado foi atingido, onde ficam vasos sanguíneos internos.
‘O fato de não ter sangrado exteriormente não é incomum porque as artérias mais posteriores sangram para dentro da barriga, para a cavidade ao redor do vaso’, explicou em entrevista à Rádio Jovem Pan.
Sangramentos como os que são exibidos em filmes e novelas são causados por artérias superficiais – o que não foi o caso de Bolsonaro. ‘Os sangramentos de cinema são de vasos mais superficiais. Na cavidade abdominal o mais comum é o sangramento interno e não o que vemos na televisão’, disse.
Caso você veja alguma fakenews nas redes sociais, denuncie a publicação.