




Começam às 6h deste domingo (7) os preparativos para o maior desafio da carga superdimensionada de 800 toneladas que, desde o dia 24 de julho, se desloca de Guarulhos (SP) para o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro: a descida da Serra das Araras. Se tudo correr conforme o esperado, o conjunto de 840 toneladas e 135 metros de extensão por seis de largura, inicia a descida às 23h pela pista de subida, que será interditada para a passagem da maior e mais pesada carga que já circulou pela Dutra. O conjunto se encontra estacionado no km 239, em Piraí.
A previsão é de que a operação seja encerrada até às 5h da madrugada da segunda-feira (7). O comboio se move a, no máximo, 20km/h. Após a descida da serra, ficará estacionado no km 221 da Dutra, em Paracambi.
A carreta de 59 eixos e 392 pneus leva um transformador de 511 toneladas. O deslocamento, como vem ocorrendo desde a saída de Guarulhos, será acompanhado pelas equipes da transportadora, concessionária da Dutra, Polícia Rodoviária Federal e empresa fabricante do transformador (a Hitachi Energy). Ao todo, são 14 transformadores que têm como destino final a Arábia Saudita. O que desce agora aguardará a chegada de outros dois antes de ser embarcado em navio. (Foto: PRF)