


As ações de promoção turística realizadas pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e pela TurisRio já se refletem diretamente nos índices de ocupação hoteleira para o Carnaval 2026. Pesquisa divulgada pela ABIH-RJ revela que o interior do estado alcançou média de 80,71% de ocupação no período de 14 a 17 deste mês, com diversos municípios apresentando índices próximos ou acima de 90%.
Entre os destaques estão Arraial do Cabo e Miguel Pereira, ambos com 93,40% de ocupação, seguidos por Angra dos Reis (90,30%) e Paraty (83,70%). Também aparecem com números expressivos Armação dos Búzios (81,80%), Nova Friburgo (81,80%), Rio das Ostras (79,20%), Cabo Frio (78,80%), Valença/Conservatória (78,40%), Vassouras (78,20%), Barra do Piraí/Ipiabas (77,80%), Teresópolis (75,60%), Macaé (73,60%), Petrópolis (72,40%) e Itatiaia/Penedo (72,30%). “Esses resultados mostram que estamos no caminho certo ao promover o Rio de Janeiro como um estado diverso, com experiências para todo os perfis de turistas.
A presença da Setur-RJ em feiras nacionais e internacionais e as ações de promoção dos destinos regionais fortalecem o interior e ajudam a distribuir o fluxo turístico por todo o território fluminense”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. A boa performance do interior fluminense reforça a política de regionalização do turismo adotada pela Setur-RJ, que busca distribuir os fluxos de visitantes e ampliar os benefícios econômicos da atividade para além da capital.
As cidades da Costa do Sol, Costa Verde, Serra Verde Imperial, Vale do Café e Agulhas Negras apresentam ocupação consistente, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio local. Na capital, os números seguem igualmente robustos. A terceira e última prévia divulgada pelo HotéisRIO aponta média geral de 91,82% de ocupação no período do Carnaval. A Setur-RJ segue promovendo o projeto Verão #tônoRio, que funcionará todos os dias do Carnaval, no Posto 4 da Praia de Copacabana, um dos principais pontos de concentração de turistas durante o período da folia. O espaço atua como um centro de informações turísticas, oferecendo atendimento bilíngue e orientações sobre atrativos, roteiros e experiências em todas as regiões do estado.
A iniciativa tem papel estratégico ao apresentar o interior fluminense aos visitantes que chegam para o Réveillon, estimulando a descentralização do fluxo turístico e ampliando a permanência dos turistas no estado. Por meio do projeto, a Setur-RJ reforça a divulgação das 12 regiões turísticas, fortalecendo o desempenho do turismo regional. (Foto: Divulgação / Anderson Patrick)