O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, confirmou nesta quarta-feira (4) o terceiro caso do novo coronavírus no Brasil. O homem é natural da Colômbia, tem 46 anos, é administrador de empresas, mora em São Paulo, e viajou para a Itália, Áustria, Alemanha e Espanha.
Ele desembarcou no Brasil no dia 1º de março, procurou atendimento médico com sintomas de tosse, coriza e desconforto na garganta e teve a confirmação para COVID-19 nesta quarta-feira (4) no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.
Os dois primeiros casos também foram confirmados no Einstein. Todos os três pacientes estão bem, em isolamento domiciliar, e tiveram histórico de viagem para a Europa. Em nota, o ministério e as pastas afirmam que o caso é importado, ou seja, veio de fora do Brasil.
O Ministério da Saúde também acompanha outro caso em São Paulo: é o de uma paciente de 13 anos que viajou ao exterior, com passagem por Portugal e Itália. A adolescente teve uma lesão durante a viagem e, ao voltar, procurou atendimento médico no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.
Mesmo sem apresentar sintomas, os médicos coletaram amostras para teste para coronavírus executado em um laboratório privado. O exame deu positivo e agora a contraprova será feita pelo Instituto Adolfo Lutz.
Até o momento desta publicação, 315 casos foram descartados e outros 530 são suspeitos e estão sendo investigados.
Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informa que, até esta quarta-feira, 55 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus estão sendo monitorados. Os locais de residências dos pacientes foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro (22), Niterói (8), Petrópolis (3), Duque de Caxias (2), Macaé (2), Maricá (2), São Gonçalo (2), Barra Mansa (1), Itaboraí (1), Nova Friburgo (1), Resende (1), Valença (1) e Volta Redonda (1). Há ainda sete (7) casos de pacientes que residem no exterior e em outros estados brasileiros, além de outro (1) suspeito com local de residência em investigação.