A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, assinou nesta sexta-feira (18), no Rio, o contrato que transfere o abastecimento de água e serviços de esgoto para a Cedae. Conforme consta no documento, a companhia deverá fazer investimentos para melhorar o abastecimento de água na cidade que deverão somar, até 2033, cerca de R$ 250 milhões. A falta d’água é um problema crônico que Barra do Piraí enfrenta há muitos anos, principalmente devido à falta de investimentos nas Estações de Tratamento de Água (ETAs). Segundo a prefeita, o contrato com a empresa pública, que “que já demonstrou ter capacidade para oferecer um serviço de excelência para os barrenses”, era um compromisso de campanha.
Com o novo acordo, a Cedae – que já atua no abastecimento do bairro Vale do Ipiranga e nos distritos de Ipiabas e Vargem Alegre – vai investir em obras de modernização das ETAs, bem como a construção de uma nova estação de tratamento, melhorias na rede de distribuição e instalação de novos equipamentos para garantir que a água chegue com regularidade e qualidade às casas dos moradores, destacou a prefeita.
De acordo com a empresa, ainda em 2025 cerca de R$ 50 milhões serão investidos na construção de uma nova ETA no lugar da Paraíso, com capacidade de vazão de 210 litros por segundo, resolvendo o desabastecimento no distrito sede. Além disso, o contrato estabelece metas claras de desempenho, com o compromisso de universalizar tanto o abastecimento de água quanto o saneamento básico, com prazos previstos até 2033 e 2035.
O presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, ressaltou os principais objetivos da empresa, detalhando parte do cronograma de ações para que as metas sejam atendidas. “Este é o primeiro passo para viabilizar os investimentos necessários, especialmente nas áreas onde a Cedae ainda não atuava, melhorando a qualidade do serviço, ampliando as estações de tratamento e aumentando a oferta de água. Nosso objetivo é resolver um dos principais problemas da cidade, que é a escassez de água, principalmente durante o verão, reduzindo a dependência de caminhões-pipa no médio prazo. A expectativa agora é seguir o cronograma de ações e, em um curto espaço de tempo, normalizar o abastecimento em Barra do Piraí”, declarou Aguinaldo.
“Não descansaremos até sanarmos esse problema crônico do município. Garanto que esse é um dos maiores objetivos da nossa gestão. Por isso, determinei também investimentos imediatos para sanar a falta d’água, principalmente, nos bairros Química, Belvedere e Lago Azul”, acrescentou a prefeita, que estava acompanhada do
deputado estadual André Corrêa; o secretário municipal de Água e Esgoto, Carlos Afonso Marques, e os vereadores Elves Costa, Jeordane Perino e Macrei Júnior. (Foto: Divulgação)