



A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa está realizando serviços de recuperação das estradas rurais, devido aos danos causados pelas chuvas que atingem a cidade há quase três semanas. O secretário Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou que há pontos críticos para o trânsito. Os motoristas precisam manter atenção redobrada em razão da queda de barreiras, buracos, atoleiros, deslocamento de tubulação e deslizamentos.
“O estado é crítico nas estradas Santa Rita – Amparo; Amparo – São Joaquim; Floriano – Rialto e Rialto – Resende. A condição de tráfego é ruim na via que liga a Fazenda do Salto a Floriano e na estrada São Genaro – Cafarnaum, que está praticamente intransitável. Estamos com equipes nestas áreas, tentando resolver os problemas o mais breve possível, a fim de liberarmos as passagens, deixar livres os corredores das linhas de leite. As chuvas têm dificultado o nosso trabalho”, disse o secretário, pedindo para que as pessoas evitem trafegar pelos locais, mas caso seja necessário, redobrem a atenção.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, chove direto na cidade desde o dia 20 de dezembro. “Entre chuvas fortes e mais amenas, registramos com nossos pluviômetros 250 mm de chuva em Barra Mansa no mês de dezembro. Este número é alto e causou um acúmulo de água na área de encosta muito grande. Isso ocasiona deslizamentos. Registramos ocorrências tanto dentro da área urbana, quanto da rural, como no distrito Santa Rita de Cássia, onde atendemos uma ocorrência no dia 14 de dezembro”, explicou João Vitor.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC / Inpe), vai chover até o próximo dia 11 na cidade. Até o momento, os níveis dos rios que cortam a cidade (Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul), estão dentro do que é considerado seguro pela Defesa Civil, sem risco de transbordamento. Moradores que precisarem de assistência devido às chuvas podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199. (Foto: Divulgação)