



O verão começou oficialmente neste domingo (21) no Brasil. Dia foi marcado pela última decisão do ano do futebol brasileiro. No Maracanã, Vasco e Corinthians decidiram a Copa do Brasil em igualdade de condições. E, diante de um Maracanã lotado e sob forte calor, o Corinthians derrotou o Vasco por 2 a 1 e ficou com o título, o quarto do Timão neste campeonato. Foi uma verdadeira ducha fria no Vasco, cuja torcida lotou o estádio, mostrou toda a sua empolgação, mas viu seu time ser derrotado dentro de sua segunda casa.
Os gols do jogo foram marcados por Yuri Alberto e Nuno Moreira no primeiro tempo. Memphis Depay balançou a rede no segundo tempo, adiando o sonho cruzmaltino de conquistar novamente a Copa do Brasil, que levou em 2011.
Timão sai na frente, mas cede empate – O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio. Mesmo jogando fora de casa, com muito mais torcida para o adversário, o Corinthians controlava bem a partida, não permitindo ao Vasco armar jogadas de ataque que pudessem levar grande periogo ao gol de Hugo Souza.
E ainda chegou a criar duas grandes oportunidades. A primeira, aos 18 minutos, resultou em gol. Matheuzinho fez um lançamento espetacular Yuri Alberto, que entrou na área, dominou com a ponta da chuteira e deslocou Leo Jardim. A bola ainda tocou na trave direita antes de entrar.
O Vasco sentiu o gol e, por pouco, não levou o segundo. Yuri Alberto recebeu outro ótimo lançamento, mas, desta vez, finalizou muito mal, isolando a bola.
Aos poucos, o Vasco foi se reorganizando, o apoio da arquibancada voltou e, aos 40, chegou ao merecido empate: Andrés Gomez arrancou pelo lado esquerdo e cruzou na medida na cabeça de Nuno Moreira, que finalizou sem chance de defesa para Hugo.
Jogo pegado e Timão de novo à frente – O segundo tempo foi marcado, pelo menos até os 15 minutos, mais pela tensão entre os dois times do que verdadeiramente pelo futebol. Teve cartão amarelo para Dorival Júnior por reclamação e para Yuri Alberto e o volante Thiago Mendes, do Vasco, que trocaram empurrões depois de uma disputa de bola.
E dois minutos depois, o Timão novamente se colocou à frente do placar. Breno Bidon fez ótima jogada no meio-campo, deu um belo drible em Cauã Barros e rolou para Matheuzinho. Ele achou Yuri Alberto em profundidade, que, da direita, tocou para Memphis Depay apenas empurrar para o fundo da rede: Corinthians 2 a 1.
Com desvantagem no placar, Fernando Diniz mexeu no Vasco. Tirou o volante Barros e colocou o atacante Vegetti, artilheiro cruzmaltino. Dorival foi mais conservador: tirou o volante Raniele e pôs em campo o meia Carrillo.
Outras alterações foram feitas, sobretudo por Diniz, que partiu para o tudo ou nada. O Vasco pressionou, Rayan – cobrando falta – obrigou Hugo Souza a grande defesa em cobrança de falta, enquanto o Corinthians apenas se defendia para segurar o placar. Foram 15 finalizações do Vasco contra seis do Corinthians.
Com o apito final, o time paulista comemorou o título. Para o Vasco, sobrou o drama da derrota em um território que lhe era totalmente favorável. (Imagem: Reprodução / GE TV)