


Nos hospitais particulares e públicos, Volta Redonda tem um total de 104 pacientes infectados e com suspeita do novo coronavírus. A informação foi dada pelo prefeito Samuca Silva, na manhã desta sexta-feira (26), ao confirmar o fechamento do comércio – exceto os serviços essenciais – a partir da próxima segunda-feira (29). “Nunca tivemos um número tão alto desde o início da pandemia”, disse Samuca, detalhando que são 62 em leitos de enfermaria e 42 em UTIs.
Os dados se referem à quinta-feira (25) e, de acordo com o prefeito, representam quase 26% da ocupação de leitos de UTI. Segundo ele, se os dez pacientes de Volta Redonda internados no Hospital Regional, no bairro Roma, estivessem nas unidades públicas ou privadas, o percentual de ocupação saltaria para 66% – superando o limite de 50% previsto no acordo homologado pela Justiça que permitiu, desde o último dia 4 de maio, a flexibilização das atividades econômicas na cidade.
Samuca deu a entender que os sete dias de fechamento do comércio em geral será mantido ainda que o estado regularize a situação no Hospital Regional.
Desde o final da semana passada, a Organização Social que administra o hospital decidiu não receber mais pacientes porque não recebe os repasses do governo estadual desde março. Este foi o motivo alegado pelo prefeito para anunciar o fechamento por uma semana.“Não podemos colocar em risco a nossa capacidade de atendimento, temos que manter os índices sob controle. Tem muita gente nas ruas e internada nos hospitais”, afirmou Samuca.