Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a CSN, por meio do PEA (Programa de Educação Ambiental), preparou uma extensa programação com foco na conscientização ambiental de estudantes da rede pública de ensino e de seus colaboradores. As ações acontecem a partir desta quinta-feira (5) até 18 de junho e incluem atividades interativas, visitas guiadas, plantio de mudas e gincanas.
Para os funcionários da Usina Presidente Vargas, serão promovidas dinâmicas com jogos interativos sobre gestão de resíduos, nesta quinta e na sexta-feira (6), das 11h às 14h, em frente aos restaurantes da Zona Leste e do Pátio da SOM. A ação contará com uma roleta de perguntas sobre práticas sustentáveis, distribuição de brindes, sorteios e apresentação do PEA.
A programação também contempla atividades voltadas à comunidade, com foco em alunos do Ensino Fundamental. Os destaques são: visita e plantio de mudas na ARIE Floresta da Cicuta, nesta quinta, com alunos da Escola Municipal Marizinha Félix, que farão o plantio simbólico de 40 mudas, em celebração aos 40 anos da unidade de conservação ambiental; visitas à Cooperativa VR Green, na segunda e terça-feira (9 e 1) de estudantes da Escola Municipal Mato Grosso do Sul. Eles conhecerão o funcionamento da coleta seletiva e boas práticas de reciclagem; gincana ambiental no Colégio Municipal José Botelho Athayde, na quarta (11). Com atividades lúdicas e educativas, os alunos vão disputar uma competição envolvendo sustentabilidade, com premiação e implantação de coleta seletiva na escola.
Na sexta-feira (13), está prevista palestra e visita técnica no Dr Catador para alunos do 8º ano da Escola Municipal Wandir de Carvalho, que conhecerão o processo de compostagem utilizado para tratar resíduos orgânicos da Usina Presidente Vargas; Nos dias 12 e 17 a programação prevê visitas de alunos da Escola Municipal Nilton Penna Botelhoe da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, de Pinheiral, ao Projeto Solo Novo, em Pinheiral. As atividades apresentam iniciativas de recuperação ambiental em áreas degradadas por extração de areia, com plantio simbólico. Já no dia 18, estudantes visitarão o entreposto de reciclagem da CSN, onde conhecerão o sistema de triagem e reaproveitamento de resíduos sólidos da empresa. (Foto: Divulgação)