




A Patrulha de Proteção ao Idoso, da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, atuou em mais um caso de violência contra pessoa idosa na cidade, nesta sexta-feira (31). A ação ocorreu após denúncias apontando supostos maus-tratos a uma idosa de 79 anos, do bairro Santo Agostinho. De acordo com a Semop, foram verificados sinais de possível negligência por parte das filhas dela.
Segundo foi apurado, a mulher, que sofre de doença renal crônica e diabetes, além de ter dificuldades de locomoção, deixou de comparecer a consultas médicas, o que levantou suspeitas sobre sua situação. Ao chegar à residência, a equipe da Guarda Municipal, ainda de acordo com a Semop, constatou indícios de abandono e falta de cuidados básicos.
A idosa foi encaminhada inicialmente ao posto de saúde do bairro e, devido à gravidade de seu estado, acabou transferida para o Hospital São João Batista (HSJB), onde permanecia internada até o momento desta publicação.
O caso foi registrado na Deam (Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher) como maus-tratos e está sendo investigado. A situação também está sendo acompanhada pela rede de proteção da prefeitura, que envolve o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o setor de assistência social do HSJB. Como não foi fornecido o nome da idosa, não é possível saber a respeito das suspeitas com os parentes.
A Semop orienta quem tiver conhecimento de violência ou situação de abuso e maus-tratos contra idosos que procure a Patrulha do Idoso, através do Nuai, na delegacia de Polícia Civil, no Aterrado; por meio do Creas ou grupos de convivência do Cras e Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer). Também pode informar diretamente à Ordem Pública na Ilha São João ou pelo número 153 (GMVR) ou 197 (Polícia Civil). (Foto: Divulgação / Semop)