



Depois de quase 21 horas fechada na sexta-feira (3) devido ao tombamento de um caminhão-tanque, que pegou fogo em seguida, no km 228, em Piraí, a pista de descida da Serra das Araras será novamente fechada neste sábado (4), a partir das 12h, agora para serviços de manutenção no pavimento. A informação foi confirmada pela concessionária e Polícia Rodoviária Federal.
A interdição vai permanecer até às 14 horas do domingo (5). Com isso, a pista de subida vai operar no sistema pare-siga, servindo de descida para quem segue em direção à cidade do Rio de Janeiro.
Devido ao acidente com a carreta, a descida da serra ficou bloqueada na sexta-feira da zero hora até às 20h30min. A carreta-tanque, do tipo bitrem, transportava 44 mil litros de etanol, produto classificado como perigoso e altamente inflamável. O acidente resultou em um grande incêndio, que se alastrou para a vegetação próxima.
O motorista foi resgatado pelas equipes de atendimento da concessionária e encaminhado em estado grave para um hospital em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. com queimaduras de terceiro grau. Não houve mais atualização sobre seu estado.
Segundo a concessionária, até as 14h ainda havia risco de nova ignição, exigindo atenção do Corpo de Bombeiros. O processo de transbordo do combustível que não queimou durou cerca de duas horas, sendo encerrado por volta das 1830min. Por recomendação dos bombeiros, não foi feita nenhuma operação de arraste dos tanques durante o procedimento devido ao risco de reações ou ignições secundárias que pode iniciar um novo foco de incêndio.
Devido ao fechamento da pista de descida, o congestionamento chegou a 32km no sentido RJ e 10km sentido SP no início da noite. (Foto: Divulgação)