Neste dia 19 de junho é celebrada em todo o mundo a solenidade de Corpus Christi. Comemorada na quinta-feira que sucede o domingo da Santíssima Trindade, o objetivo celebrar o mistério da Santa Eucaristia. Na ocasião, as ruas são enfeitadas com tapetes coloridos para acolher Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. A tradição da confecção de tapetes de Corpus Christi, originada de Portugal, chegou ao Brasil junto com a colonização portuguesa. Os desenhos são variados, mas sempre têm como tema principal a Eucaristia.
A montagem dos tapetes é realizada antes da Santa Missa Solene, utilizando materiais como serragem, borra de café, cascas de ovos trituradas, areias coloridas e farinha de trigo vencida, entre outros. Os desenhos são elaborados em papéis dispostos sobre o asfalto ou diretamente no chão da rua em frente à igreja onde será celebrada a missa. Depois da celebração, os papéis são recolhidos ou os desenhos são varridos. Em ambos os casos, os materiais são descartados corretamente.
O bispo diocesano dom Luiz Henrique preside a Santa Missa em duas cidades: Barra Mansa e Volta Redonda. Pela manhã, às 10 horas, a celebração acontece no Santuário Coração Eucarístico de Jesus, em Floriano. À tarde, às 17 horas, a Missa será celebrada na Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão até a Cúria Diocesana, na Vila Santa Cecília.
“Celebraremos a festa de Corpus Christi, momento especial em que expressamos publicamente a nossa fé na presença real de Jesus Eucarístico. Procure conhecer os eventos na sua região e participe conosco”, destacou dom Luiz Henrique. Para conferir a programação de Corpus Christi nas paróquias da Diocese de Barra do Piraí–Volta Redonda clique neste link. (Foto: Divulgação)