O ex-presidente da CBF José Maria Marin morreu na madrugada deste domingo (20), em São Paulo. Ele estava com 93 anos. O velório será na parte da tarde, na capital paulista. A causa da morte não foi informada.
O dirigente comandou a entidade entre 2012 e 2015, após a renúncia de Ricardo Teixeira. Em seguida, foi sucedido por Marco Polo del Nero. A sede da CBF no Rio de Janeiro foi inaugurada em 2014, durante o seu mandato. Ele, inclusive, o batizou com seu próprio nome – retirado mais adiante por Rogério Caboclo, que o sucedeu.
Em 2015, Marin foi preso na Suíça em uma operação do FBI em investigação de corrupção na Fifa. Levado aos Estados Unidos, foi julgado e condenado à prisão. Cinco anos depois, em meio à pandemia de Covid-19, foi libertado e retornou ao Brasil.
O mandatário também presidiu a Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1988 e chefiou a delegação brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México.
Advogado, José Maria Marin também foi vereador e deputado estadual por São Paulo entre 1960 e 1970. Ele foi vice-governador de Paulo Maluf nos anos 1980 e assumiu o governo paulista em 1982, quando Maluf foi disputar as eleições. As informações são de O Dia. (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)