


O Flamengo é tricampeão da Libertadores. Em jogo disputado neste sábado (29) no Monumental de Guayaquil, no Equador, o time dirigido por Dorival Júnior derrotou o Athletico Paranaense por 1 a 0 e ficou com título. O único gol da partida foi marcado por Gabriel Barbosa, no final do primeiro tempo. Antes, o Fla havia conquistado o título em 1981 e em 2019.
Com o gol marcado nesta conquista, Gabigol, de 26 anos, igualou uma marca de Zico. O atacante marcou quatro vezes em finais de Libertadores pelo Flamengo. Em 2019, foram dois contra o River Plate. No ano passado, ele fez o gol da derrota rubro-negra para o Palmeiras e agora fez o gol do título contra o Athletico-PR. Zico marcou quatro gols em dois jogos da final contra o Cobreloa em 1981.
No jogo deste sábado, o Flamengo teve que fazer uma mudança inesperada. Filipe Luís sentiu uma lesão e foi substituído por Ayrton Lucas, decisivo em um lance importante. Pedro Henrique deu carrinho no lateral do Flamengo e recebeu o segundo amarelo, ainda no primeiro tempo, deixando o clube paranaense com um jogador a menos, pois já tinha recebido cartão amarelo e levou o vermelho.
E antes mesmo do primeiro tempo acabar o Flamengo aproveitou a vantagem numérica. Aos 48 minutos, Rodinei tabelou com Everton Ribeiro e tocou para Gabigol, que, sozinho, tocou para o fundo do gol.
No segundo tempo, o Flamengo poderia ter ampliado com Gabigol e Pedro, que esbarraram na atuação de Bento, o bom goleiro do time paranaense.
Ao mesmo tempo, o Flamengo conseguiu administrar a vantagem e garantiu o tricampeonato. (Foto: Divulgação / Flamengo)