


A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Volta Redonda atua em diversos bairros da cidade para minimizar os efeitos da chuva que atingiu a cidade na tarde deste sábado (17), com ventania em diversos pontos. Foram registrados alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e de energia elétrica em diversos pontos.

No bairro Laranjal, na rua de acesso à Igreja Assembleia de Deus e na Rua 154 foram retirados galhos de árvores, assim como em ruas do bairro Niterói. Também foram registradas quedas de galhos de árvores nos bairros Conforto, Village Santa Helena e Vila Mury.
No bairro Retiro, árvores caíram na Rua Luvinia Faria e no Cemitério Municipal. Já em Santa Rita do Zarur, houve queda de um muro.
No bairro São Sebastião, nas vias B13 e B6, no momento desta publicação a prefeitura trabalhava na retirada da lama.

De acordo com a secretária de Serviços Públicos de Volta Redonda, Poliana Moreira, as equipes estão atendendo às demandas em toda cidade. “Os funcionários contam com apoio de quatro caminhões e uma retroescavadeira para realizar o trabalho de limpeza das ruas”, disse.
O vento forte arrancou o telhado de zinco de um imóvel no bairro Água Limpa. Ninguém se feriu. Em um condomínio residencial, no mesmo bairro, também houve destelhamento de uma área gourmet.

Na ligação entre o Retiro e o Açude, onde diversas ruas foram alagadas, também houve queda de um poste sobre um carro que estava estacionado. Também não há informações de feridos. A concessionária de energia foi avisada.
No Jardim Vila Rica/Tiradentes, um trasnformador da Light estourou e, segundo moradores, o bairro inteiro está sem energia elétrica. O curioso é que o fato ocorreu depois de a concessionária providenciar a poda de uma árvore que estava com galho sobre a rede. Com isso, outras localidades adjacentes, como o Jardim Belvedere, também estavam sem luz no momento desta publicação.
A concessionária de energia informou que seus técnicos estão trabalhando para restabelecer a energia em Volta Redonda. A empresa explica que galhos e outros objetos caíram sobre a rede elétrica.
“A Light ressalta que o fornecimento de energia está sendo normalizado gradualmente, e que os prazos para o restabelecimento completo do serviço variam de acordo com cada situação verificada em campo e sua respectiva complexidade de reparo”, disse em nota encaminhada à redação.
As ocorrências resultaram em falta de energia em diversos pontos da cidade, como em trecho entre o Retiro e o Aero Clube. Segundo a Defesa Civil municipal, o volume de chuva atingiu 48 mm e os ventos tiveram rajadas de até 40 km/h. Foram 15 ocorrências solicitadas ao órgão, a maioria devido a galhos caídos em áreas públicas.

O Saae-VR informou que, em decorrência da chuva, ocorreu a queda de energia elétrica na ETA (Estação de Tratamento de Água) Belmonte às 14h15min, comprometendo o abastecimento de água de toda a cidade. Até o final da tarde, a energia ainda não havia sido restabelecida, afetando os sistemas de distribuição e os níveis dos reservatórios. Foi solicitado à população que economize água. (Fotos: Divulgação e cedidas pelo Foco Regional)