



Depois de um fim de semana digno de verão, o estado do Rio de Janeiro, em especial o Sul Fluminense, deve se preparar para uma nova virada no tempo justamente no fim do inverno, com a chegada da primavera. A estação das flores começa nesta segunda-feira (22), às 15h19min (de Brasília) e seus primeiros dias serão marcados por tempo instável e baixas temperaturas. Segundo os meteorologistas, a condição será favorecida pelo fenômeno meteorológico La Ninã, responsável pelo resfriamento excessivo das águas superficiais do Oceânico Pacífico. Enquanto para esta segunda-feira a previsão ainda é de 35ºC em Volta Redonda, para a terça (23) a máxima prevista não passa de 23ºC.
A chuva já começa a ocorrer, segundo a previsão, nesta segunda-feira. “A primavera é marcada, basicamente, pelo retorno da chuva e a volta das temperaturas mais amenas a agradáveis, e até mesmo quentes. Essa primavera vai ser bem a cara da estação mesmo, mas, por conta do fenômeno La Niña, que deve ter intensidade moderada, teremos condições para períodos um pouco mais frios, que serão intercalados com dias quentes”, explicou o meteorologista da Climatempo, César Soares, ao jornal Extra. “Com isso, começa a ter condições favoráveis ao desprendimento de massas de ar frio em direção ao estado do Rio e ao Sudeste como um todo, até novembro. Então, o frio não foi embora totalmente”, acrescentou.
Ele também confirmou o risco de temporais para esta segunda-feira. “Depois disso, tem a entrada de uma massa de ar de origem polar. Nesse processo, a temperatura despenca. Então, os primeiros dias da primavera terão a cara do inverno, com sensação de frio e bastante chuva”, salientou o especialista.
A primavera vai até o dia 21 de dezembro.