Estão abertas as inscrições para a turma do segundo semestre de 2025 do Capacitar Hotelaria e Serviços, curso gratuito realizado pela Fundação CSN no Hotel-escola Bela Vista e no Vila Business Hotel, em Volta Redonda. Os interessados devem fazer sua inscrição até a quinta-feira (10) nos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) em Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Piraí, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Vassouras e Volta Redonda. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário de pré-inscrição através deste link. Em seguida, a inscrição deverá ser validada em um Cras. A pré-inscrição é gratuita, mas não garante a vaga no curso.
Para garantir a vaga, é necessário, além de preencher o formulário, ir até o Cras mais próximo e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência; declaração do ensino médio ou certificado de conclusão do ensino médio e foto 3×4. A divulgação dos candidatos em lista de espera será em 11 de julho e a aula inaugural está prevista para 16 de julho. A Fundação CSN oferece apoio para permanência ao longo dos seis meses de curso, incluindo transporte, alimentação e uniforme.
Para participar os jovens precisam ter entre 16 e 29 anos, ter concluído o Ensino Fundamental em escola pública, ser morador em uma das cidades participantes e ter cadastro em um Cras das prefeituras parceiras, que realiza a seleção a partir de análise socioeconômica. Ao longo de um semestre, os alunos participam de aulas teóricas e práticas em diversas áreas, incluindo recepção, cozinha, eventos, garçom, bar e governança, totalizando 220 horas de formação. Para Lucia Toledo, supervisora de Projetos da Fundação CSN, o diferencial são as oportunidades oferecidas pelo curso: “O programa é uma oportunidade para os jovens desenvolverem capacidades em diversas áreas da hotelaria e serviços, contribuindo para a qualificação para inserção no mercado de trabalho”.
Ao mesmo tempo em que o jovem adquire o conhecimento teórico, é possível ter a vivência das aulas práticas dentro dos hotéis, acompanhando a rotina e a dinâmica dos funcionários de cada área, adquirindo bagagem e segurança sobre a área a ser trabalhada. No curso são ministradas aulas sobre o próprio mercado de trabalho – que inclui dicas de como se candidatar para vagas e como vivenciar um processo seletivo, por exemplo. Conhecimento esse que a supervisora do programa afirma ser importante “por ser algo que dá amplitude de pensamento e reflexão sobre o mercado de trabalho aos jovens e se reflete nos resultados do curso. Só no ano passado, foram 88 jovens capacitados, dos quais 47 já estão empregados”.
O curso é uma oportunidade para quem quer investir na carreira, contando com um total de mais de 1,7 mil alunos capacitados. Nesse primeiro semestre de 2025, serão selecionados mais 100 jovens, divididos em duas turmas, uma de manhã e outra à tarde. (Foto: Divulgação)