A idosa Marilene Souza Silva precisa de sangue “O negativo” com urgência. A família pede aos doadores que compareçam ao banco de sangue do Hospital São João Batista. Ele funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h. O hemonúcleo atende a cinco unidades hospitalares da região. Para doar sangue o interessado precisa sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 kg.
Estão impedidos de doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; e pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.
No dia da doação, é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos.