Por meio de uma parceria entre a Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria Municipal de Assistência Social, o programa Passaporte Cultural proporcionou aos idosos do grupo de convivência de Barra do Piraí uma visita ao Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, na semana passada. O programa é uma iniciativa do estado, na qual Barra do Piraí é uma das cidades contempladas e busca promover a inclusão cultural, ampliando o acesso da população de baixa renda e de grupos de convivência às manifestações artísticas.
O passeio ao Forte de Copacabana uniu história, paisagem e cultura de forma única. Anteriormente, o programa já havia levado idosos dos grupos de convivência da cidade ao Carnaval de Rio Preto, em Minas Gerais, e ao Teatro Riachuelo, também no Rio de Janeiro. Além disso, há duas semanas, a ação proporcionou um passeio ao estádio do Maracanã para as crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Areal.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Tinoco, disse que a ideia é expandir cada vez mais a atuação do Passaporte Cultural.
“Nossa ideia é que o programa abrace cada vez mais participantes de várias localidades do município. A resposta que estamos recebendo da população é muito positiva”, disse.
Aqueles que desejam participar dos grupos de convivência e ser contemplado pelo programa devem se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social para dar início ao processo. A sede fica na Rua Paulo de Frontin, 164, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Foto: Divulgação)