

O presidente Michel Temer anunciou nesta sexta-feira (1) Ivan Monteiro como presidente da Petrobrás e afirmou que não haverá interferência na política de preços da estatal.
Temer disse que seu governo mantém o “compromisso com a recuperação e saúde financeira da companhia”. O presidente destacou que a política de preços da Petrobras — um dos pontos mais criticados da atual gestão — não sofrerá mudanças.
— Portanto, nós continuaremos com a política, que nesses dois anos retirou a empresa do prejuízo e a trouxe novamente para o rol das mais respeitadas no Brasil e no Exterior.
Antes de ser indicado à presidência, Monteiro atuou como diretor executivo da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores da petrolífera. Ele também foi vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil de 2009 a 2015.
Monteiro chegou à Petrobras por influência de Aldemir Bendine, ex-presidente da estatal que chegou a ser preso no âmbito da Operação Lava-Jato. Era um dos executivos do Banco do Brasil que Bendine, ao trocar a instituição financeira pela Petrobras a convite da ex-presidente Dilma Rousseff, levou para a petrolífera.