


Atualização às 10h35min – Equipes da concessionária Light de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro realizam, nesta terça-feira, uma grande operação de combate a ligações irregulares de energia elétrica em Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios, no Sul Fluminense. A ação mobiliza 360 profissionais, entre técnicos, engenheiros e equipes de apoio, contando também com a atuação das delegacias de Volta Redonda, Barra Mansa e do 28º Batalhão de Polícia Militar (Volta Redonda). Desde as primeiras horas da manhã, os trabalhadores estão em concentração na Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta, em Volta Redonda, em frente à Escola Técnica, ponto definido como base inicial da operação. A partir dali, os grupos devem se deslocar para diferentes bairros dos três municípios, onde serão realizadas inspeções na rede elétrica.
Segundo apuração do jornal, a operação tem como objetivo identificar e coibir ligações clandestinas, conhecidas popularmente como “gatos”, além de verificar possíveis irregularidades em medidores e redes de distribuição. Esse tipo de ação, de acordo com especialistas do setor elétrico, busca reduzir perdas no sistema, aumentar a segurança da população e garantir maior qualidade no fornecimento de energia. “A Light hoje reafirma o seu compromisso de aprimorar a qualidade do serviço prestado à população de Volta Redonda e de toda a região do Vale do Paraíba. O combate ao furto de energia é uma ação essencial para garantir mais estabilidade, segurança e confiabilidade no fornecimento. As iniciativas realizadas na região têm como objetivo regularizar o acesso à energia, aumentar a segurança da comunidade e contribuir para um sistema elétrico mais robusto e eficiente para todos”, afirma Jéssica Almeida, gerente de Serviços Comerciais da Light. Durante todo o dia, a concessionária disponibiliza ainda atendimento aos consumidores na Praça Pandiá Calógeras, no bairro Vila Cecília, em Volta Redonda.
Os moradores podem solicitar serviços como atualização cadastral, troca de titularidade e parcelamento de débitos, entre outros. As ligações irregulares representam riscos significativos, como curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos, além de prejuízos econômicos. Em muitos casos, essas práticas afetam diretamente consumidores regulares, provocando quedas de energia e oscilações no serviço. A mobilização de profissionais de várias regiões do estado chama atenção pelo porte da operação, considerada uma das maiores já realizadas na região nos últimos anos. A expectativa é de que as fiscalizações ocorram ao longo de todo o dia, podendo se estender conforme a necessidade das equipes em campo.
“Para ilustrar a complexidade da situação, a cada 100 clientes regulares da Light, 40 furtam energia. Os “gatos” ainda sobrecarregam os transformadores, causando interrupções no fornecimento de energia e impactando diretamente a qualidade do serviço. Para se ter uma ideia do prejuízo causado, no período de dezembro de 2024 a abril de 2025 – os meses mais quentes do ano – a companhia registrou 1.320 transformadores queimados por causa da sobrecarga do furto, impactando diretamente 400 mil clientes com a falta de energia. Para reforçar o combate a esse tipo de crime, a Light firmou parceria com o Disque-Denúncia. Agora, ligações clandestinas e furtos de cabos podem ser denunciados, de forma anônima, pelo número (21) 2253-1177, disponível 24 horas”, informou a empresa.